Estação da Cidadania emite Carteira de Trabalho em Japeri

Luciana Motta Pimentel saiu da Estação com a carteira em mãos
Divulgação/PMJ

Em Japeri, o caminho para tirar carteira profissional ficou mais curto. Desde sábado (10), os moradores contam com um posto que realiza o serviço. O local, que recebeu o nome de Estação da Cidadania, é o resultado de uma parceria, firmada no início de maio, entre a Prefeitura e o Ministério do Trabalho.
Somente no sábado foram emitidas 60 carteiras e entregues na hora. O jovem Hugo Freitas, morador de Queimados, foi um dos beneficiados. A facilidade para conseguir o documento também surpreendeu a moradora do bairro Citrópolis, Luciana Motta Pimentel. “Esta iniciativa é uma demonstração de inclusão e um exemplo de cidadania. Os munícipes realmente precisavam”, destacou Luciana.  Ela saiu com a carteira nas mãos, comemorando. Há cerca de três anos a prefeitura deixou de prestar o serviço.
A partir de agora o agendamento será através do site do Ministério do Trabalho ou pelo telefone 158. Os interessados também podem obter informações através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho ou pelo telefone 2664-1635. A Estação da Cidadania fica em frente à praça Ary Schiavo, no Centro de Japeri.

Autoridades participaram da inauguração

Muitas autoridades participaram da inauguração da Estação da Cidadania,? entre elas o prefeito Carlos Moraes, a Deputada Federal, Cristiane Brasil, e o Superintendente Regional do Trabalho/RJ, Helton Yomura.
“Gerar oportunidades para o mercado de trabalho é uma das nossas prioridades, por isso é tão importante ter este serviço aqui, perto, à disposição da população. Estamos cuidando da nossa cidade, buscando parceiras e driblando a crise econômica. Está difícil, mas vamos vencer e avançar mais”, garantiu Carlos Moraes.
A Deputada Federal Cristiane Brasil não disfarçou a alegria de estar em Japeri para a inauguração. “É muito gratificante ver que um serviço tão importante agora está disponível para os moradores de Japeri e de outras cidades da região. Estou acompanhando a dedicação do prefeito Carlos para gerar emprego. Agora, vamos providenciar a realização de cursos para qualificação profissional”, garantiu a deputada, que ainda elogiou o prefeito, secretários e todos os que colaboraram para a inauguração da Estação. “Esta conquista foi graças ao empenho do pessoal da prefeitura e do Helton, uma indicação minha para conduzir o Ministério no Rio e que está nos surpreendendo positivamente”, disse Cristiane Brasil.
Também participaram da inauguração o vice-prefeito Cézar Melo, os vereadores José Valter de Macedo, o Val, Paulo André da Silva, o Grilo, Wesley George de Oliveira, o Miga, além da maioria dos secretários municipais, entre eles o anfitrião, Márcio Rodrigues Rosa, Márcio Bibi, secretário de Assistência Social e Trabalho, junto com sua equipe.

Vários serviços junto com a inauguração

Na praça em frente à Estação da Cidadania aconteceu também mais uma edição do projeto Prefeitura Perto de Você, que foi responsável por 1.874 atendimentos. A vacinação foi o serviço mais procurado.
?Desde o início da manhã, uma multidão já aguardava, com grande expectativa, pela emissão de carteira de identidade, isenção para documentos, cadastramento em programas sociais, atendimento médico e odontológico, verificação de pressão arterial e teste de glicose, entre muitos outros serviços. As crianças se divertiram com as atividades de educação ambiental e recreação. Quem quis, pode levar muda de plantas para casa. O Detran e a Defensoria Pública foram parceiros na ação social.

error: Conteúdo protegido !!