Fla volta ao estádio onde Ubirajara fez gol histórico

O momento em que o arqueiro Paulo Roberto do Madureira era encoberto pela bola chutada, desde sua área, pelo goleiro rubro-negro
Ubirajara Alcântara/Arquivo/CRF

Esta quarta-feira (14) promete ser de emoções para a torcida rubro-negra. O Flamengo voltará a jogar no Rio como mandante na estreia em sua casa pelos próximos anos: a Ilha do Urubu.
Reformado pelo clube, o estádio Luso-Brasileiro será palco para o confronto entre Flamengo e Ponte Preta, válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro de 2017, com início previsto para às 21 horas.
Mas não é só isso que marca a volta do Flamengo à Ilha, estádio onde jogou pela última vez como mandante em 2005. O local foi palco para um marco da história rubro-negra.
Em 19 de setembro de 1970, Ubirajara Alcântara fez um dos gols na vitória do clube por 2 a 0 sobre o Madureira, pelo estadual. Não seria nada além de um tento comum, não fosse a posição do autor, a de goleiro. Alcântara chutou de sua própria área. A bola cruzou o campo e balançou a rede do Tricolor do Suburbano. O feito levou Ubirajara ao Guinness Book, o livro dos recordes. Foi o primeiro gol de goleiro que se tem notícia na história do futebol. Infelizmente, não há registro em imagens do lance. Nesta quarta (14), o craque receberá, antes da partida, placa comemorativa alusiva ao momento.
Ubirajara foi goleiro do Flamengo por alguns anos, tendo jogado na base rubro-negra. Fez 119 partidas pelo time da Gávea e marcou apenas um gol. E que gol! Entre 1999 e 2005, coordenou as categorias de base do Flamengo. Foi também treinador de goleiros do clube, trabalhando com nomes como Diego e Júlio César.

 

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 x 0 MADUREIRA
Competição: Campeonato Carioca – Segundo Turno
Local: Estádio Luso-Brasileiro, hoje Ilha do Urubu
Dia/Hora: 19 de setembro de 1970 / 15 horas
Árbitro: José Mário Vinhas
Renda: Cr$ 5.750,00
Gols: Zanata (pênalti), aos 40 minutos do primeiro tempo; Ubirajara (goleiro do Fla, aos 30 do segundo.
>> Flamengo: Ubirajara Alcântara, Onça, Washington, Reyes e Tinteiro; Zanata e Rodrigues Neto; Doval, Nei Oliveira (Dario Gouveia), Fio (Adãozinho) e Caldeira. >> Madureira: Paulo Roberto; Ivã, Leléu, Silva e Edmar; Pitico (Norival) e Teles; Soares, Osni, Luís Carlos (Alcino) e Cléber.

 

Macaca quer estragar festa

Nino Paraíba: “sabemos da grandeza da torcida do Flamengo, mas isso não nos espanta”
Reprodução / Twitter

Se o confronto com a Ponte Preta é tratado como uma festa para o clube da Gávea, os jogadores da Macaca esperam acabar com a alegria da cerimônia. “Contra o Flamengo sempre é um jogo difícil. Time forte, de tradição, com uma enorme torcida e claro que eles têm a empolgação de fazer a estreia no novo estádio. Mas estamos preparados, sabemos da pressão que vai ser, porém não temos medo de cara feia. Vamos fazer nosso trabalho e manter o foco para tentar conquistar a vitória no Rio de Janeiro, que seria a nossa primeira fora de casa”, declarou o volante Elton.
Um dos destaques deste início de Campeonato, o lateral Nino Paraíba é outro que quer encerrar com o entusiasmo do novo estádio do Flamengo. “Nossa expectativa para a partida é muito grande. Sabemos da grandeza da torcida do Flamengo, ainda mais com o novo estádio, mas isso não nos espanta. Vamos com força total para o jogo e manter a boa temporada que estamos fazendo para brigar pela parte de cima da tabela”, afirmou.
Somando 10 pontos na tabela de classificação, a Ponte Preta ocupa a quinta colocação, enquanto o Fla acumula sete e aparece apenas na 15ª posição.

 

por Jota Carvalho

error: Conteúdo protegido !!