Maratona de sons no Rio de Janeiro

Ela atrai milhares de corredores dos mais diversos cantos do Brasil e do mundo. E ainda oferece uma verdadeira maratona de apresentações musicais ao longo da orla carioca. Em seu 15º ano, a Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro incrementa o cenário da corrida com pontos de música espalhadas pelos 42Km de seu trajeto. É a Maratona com Arte iniciativa que toma conta da cidade no dia 18 de junho e que terá entre os destaques Serjão Loroza, Alice Caymmi e Davi Moraes. Esta edição da prova reunirá 33 mil corredores de 47 países em provas de 6km, 21km e 42km. A Maratona com Arte é patrocinada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura através da Lei de Incentivo ISS.

Este é o segundo ano em que a organização do evento realiza uma programação cultural, criando uma atmosfera sonora para a maior maratona do Brasil e reunindo público e corredores. A iniciativa faz parte dos Pontos de Música e Torcida, ação criada para incentivar o carioca a ir às ruas torcer pelos atletas profissionais e amadores que participarão do evento, nas provas de 6km, 21km e 42km. Sérgio Loroza colocará todo mundo pra dançar a partir das 10h, no Aterro do Flamengo, na arena de chegada. Além da programação com músicos, todos os pontos terão uma playlist para depois que as atrações terminarem. O músico e produtor carioca Zé Ricardo assina a curadoria da Maratona com Arte. Desde 2008, ele é o curador do palco Sunset do Rock in Rio nos eventos do festival aqui e lá fora.

“Fazer a curadoria desse projeto tem sido bastante inspirador. Sou corredor, e procurei usar um pouco dessa experiência para montar o line-up. Teremos estilos musicais diferentes, mas a ideia é que todos os locais tenham o mesmo pitch; que mantenham um ritmo confortável para o participante da maratona. Também procurei promover encontros novos, como o de Alice Caymmi com o DJ Lucas Paiva, que tenho certeza de que será muito legal, entre outros”, comenta Zé Ricardo, curador da Maratona com Arte.

De acordo com os organizadores, a criação desse espaço público de convivência é importante para envolver a população em um evento tão importante – social e economicamente – para a cidade, além de possibilitar aos próprios participantes da prova uma experiência mais completa, que vai muito além da corrida.

“Os participantes correrão em um cenário que coloca a prova no topo do ranking das mais lindas do mundo. Completar isso com música e torcida é incrível. É uma grande satisfação realizar uma ação como essa para os participantes, público e para a cidade do Rio de Janeiro”, explica Carlos Sampaio, diretor da Spiridon, uma das empresas que organizam a prova.

Para Duda Magalhães, diretor geral da Dream Factory, também organizadora da prova, não faltarão motivos para que o público saia de casa e curta um dia de muita música e esporte em família.

“As pessoas que forem às ruas do Rio do Janeiro poderão ouvir um repertório variado, já que o Maratona com Arte trará diferentes ritmos, como eletrônico, música clássica, mpb e samba. Será novamente um dia de confraternização em torno do esporte para o Rio de Janeiro”, avalia.

O projeto Maratona com Arte é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura, Movida, SporTV, Accenture e Universidade Estácio de Sá.

 

error: Conteúdo protegido !!