Hyundai Azera: espaço, desempenho e conforto

O sedã médio-grande Hyundai Azera oferece espaço, desempenho e conforto bem ao estilo norte-americano Foto: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias

O sedã médio-grande Hyundai Azera oferece espaço, desempenho e conforto bem ao estilo norte-americano
Foto: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias

Cada mercado tem suas particularidades no cenário automotivo global. No Brasil, os sedãs médios são a porta de entrada do luxo. Nos Estados Unidos, por exemplo, os modelos médios-grandes é que cumprem este papel. É o tamanho preferido dos consumidores da classe média de lá e, em geral, se caracterizam por terem espaço de sobra e suspensão extremamente macia. Por aqui, estes modelos se transformam em “sedãs executivos”. Eles são trazidos em versões mais sofisticadas, para funcionarem como vitrine de tecnologia, e buscam atingir um público mais elitizado. Caso do Hyundai Azera, que passou a ser trazido ao país no final de janeiro último com sua reestilização mais recente e, assim, disputar espaço entre os três volumes mais requintados vendidos por aqui.
A reestilização na linha 2015 do Azera foi bem discreta. As principais mudanças estão no exterior, com pára-choques mais robustos, que aumentaram em 1 cm o comprimento do sedã – agora é de 4,92 metros. Na frente, a grade foi redesenhada e os faróis se alinham às molduras das luzes de neblina. Atrás, as lanternas seguem se unindo ao longo da tampa do porta-malas e as saídas de escapamento cromadas também foram renovadas. A intenção foi claramente dar ao carro uma imagem mais sofisticada.

Foto: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias 

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Por dentro, o habitáculo ganhou um novo painel central e o sistema multimídia foi modernizado, com tela sensível ao toque de 8 polegadas. O equipamento conta com rádio integrado, leitor de CD, MP3, navegador GPS, DVD, Bluetooth, câmara de ré e comandos no volante. A coluna de direção tem ajustes elétricos, assim como os dois bancos dianteiros – os comandos ficam nas portas, em formato de banco. Os revestimentos do volante, câmbio e bancos são em couro, mas o acabamento do modelo inclui partes em madeira.
Para mover o sedã da Hyundai trazido da Coreia do Sul, a marca adota na única versão vendida no Brasil o motor Lambda II 3.0 V6, que já era utilizado antes da reestilização. O propulsor é todo em alumínio, com duplo comando no cabeçote, e as 24 válvulas têm dupla variação contínua de abertura. Desta forma, segundo a Hyundai, favorece a distribuição mais eficiente dos 250 cv de potência. A transmissão é automática de seis marchas, com possibilidade de trocas manuais na própria alavanca.

Foto: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias 

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Recheado de itens de série – são nove airbags, controles dinâmicos de estabilidade e tração, rodas de liga leve de 18 polegadas, teto solar, entre outros equipamentos voltados para a segurança e o conforto dos passageiros –, o Hyundai Azera é vendido no país a R$ 149.990. O preço não é tão diferente da maior parte de seus concorrentes no segmento, mas bate de frente com dois bons representantes: Ford Fusion e Honda Accord. Mas não se trata de um modelo para fazer volume de vendas no Brasil. Tanto que a média de 78 unidades mensais emplacadas, desde que passou a ser vendido com o face-lift da linha 2015, não impressiona. E não chega nem perto do melhor período de vendas do modelo, entre 2009 e 2011, quando o dólar era mais baixo, o preço era mais atraente e a Caoa chegava a comercializar quase dez vezes. De qualquer forma, o Azera cumpre bem sua função de enfeitar os showrooms da importadora e transmitir  a sensação de requinte para quem compra.

por Márcio Maio
Auto Press

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