Feira Literária vai reunir personagens históricos de Japeri

Professores de leitura orientam alunos do sexto ano na Biblioteca da E.M. Ary Shiavo
Divulgação/PMJ

Amantes dos livros têm encontro marcado nos dias 21 e 22 de junho, na 1ª Feira Literária Japeri (FLIJ). Promovida pela Secretaria de Educação, o evento vai reunir alunos da rede de ensino do município, escritores, cordelistas e personalidades que de alguma forma documentaram a história da cidade.
A FLIJ acontece dia 21, na Avenida Leni Ferreira, no Centro de Japeri, e dia 22, na Praça Olavo Bilac, em Engenheiro Pedreira. Sempre das 9h às 13h. A secretária de Educação, Roberta Bailune, disse que a proposta principal é promover acessibilidade ao livro, à leitura e à literatura.
A Feira promoverá atividades gratuitas para públicos de todas as faixas etárias por meio da programação cultural, que contará com escritores, sala de bate-papo literário, cantinho do professor, stands de livros, oficinas, fantoches, danças, peças teatrais, ilustradores, contadores de histórias, entre outras atrações.
Roberta Bailune explica que a Feira Literária Japeri será um momento especial para que os alunos e toda a população tenham maior acessibilidade à cultura. “O objetivo principal do evento é popularizar o livro através da democratização do acesso, fomentando a leitura, a arte e a cultura local”, frisou.
O evento pretende conhecer e valorizar a história do município, discutir as mudanças ocorridas na cidade, através dos tempos; compreender seus espaços geográficos, valorizar e preservar seu patrimônio, resgatar a história da emancipação político-administrativa, compreender as funções dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; e divulgar a cultura e as manifestações artísticas do município, entre outros objetivos.
“Com a execução do projeto da Feira Literária Japeri, espera-se que alunos, educadores, pais de alunos e a comunidade escolar como um todo possam aprofundar seus conhecimentos, valorizando seu patrimônio e fortalecendo a consciência cidadã”, explicou a secretária Bailune, para quem as experiências com projetos voltados para a valorização das questões Históricas da cidade têm um fator motivador extremamente forte.

error: Conteúdo protegido !!