Mesquita inicia campanha de vacinação contra HPV

O Ministério da Saúde iniciou a campanha de Estratégia de Intensificação Vacinal para Atualização da Caderneta de Vacinação dos Adolescentes. A campanha é para as vacinas HPV Quadrivalente e Meningocócica C Conjugada. A vacinação segue até 21 de julho, sendo o Dia D de mobilização em 1 de julho. Em Mesquita, a Secretaria Municipal de Saúde já disponibilizou as vacinas para 20 unidades de saúde. O atendimento é das 8h às 17h. Quem tiver a caderneta de vacinação deve levar, para atualização do documento.

Confira os endereços de todas as unidades de saúde de Mesquita em www.mesquita.rj.gov.br. Da relação, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia Saúde da Família (ESF) e Centro Médico de Saúde (CMS), apenas a policlínica não disponibiliza a vacinação para a campanha. No dia D, que acontece em um sábado, serão dez unidades de saúde abertas para a população, com atendimento também das 8h às 17h. Serão elas: CMS Paraná, UBS Edson passos, UBS Jorge Campos, UBS Nossa Senhora das Graças, UBS Chatuba, UBS BNH, UBS Vila Norma, UBS Banco de Areia, UBS Parque Ludolf e ESF Jacutinga.

A vacina HPV Quadrivalente é para a população feminina na faixa etária entre 9 e 14 anos de idade, além das mulheres entre 9 e 26 anos de idade convivendo com o vírus HIV. O Ministério da Saúde ampliou a oferta desta vacina para os meninos na faixa etária entre 11 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, no Calendário Nacional de Vacinação. Continuam contemplados com a vacina os homens convivendo com o vírus HIV na faixa etária entre 9 e 26 anos de idade.

A oferta da vacina HPV para esses grupos contribuirá com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres; e a inclusão dos meninos poderá contribuir para o aumento da proteção em meninas. Além de prevenir os cânceres de pênis, ânus e os casos de cânceres de boca, orofaringe e verrugas genitais, em ambos os sexos.

O Ministério da Saúde passou a oferecer também a vacina Meningocócica C Conjugada para os adolescentes (meninos e meninas) na faixa etária entre 12 e 13 anos de idade, proporcionando proteção direta desses grupos etários, estendendo-a a indivíduos não vacinados, uma vez que a longo prazo, as vacinas conjugadas revelaram diminuição da proteção, após a vacinação no período da infância. Ainda segundo o Ministério da Saúde, a oferta de vacinas para adolescentes num mesmo período torna-se uma oportunidade para otimização do uso das vacinas HPV Quadrivalente e Meningocócica C Conjugada, além da atualização de outros esquemas vacinais em atraso deste público alvo, melhorando assim as coberturas vacinais e colaborando para a diminuição de agravos a saúde.

error: Conteúdo protegido !!