Projeto “Livros nas Praças” leva ônibus-biblioteca para o Rio

O Instituto Benjamin Constant (IBC), centro de referência nacional na área da deficiência visual, recebe nesta quinta (22) a visita do ônibus-biblioteca “Livros nas Praças”, um projeto que leva literatura e conhecimento através do empréstimo gratuito de livros. O veículo oferece ainda livros com ilustrações em braile para crianças e adultos e livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão. Desde o início de abril, o ônibus-biblioteca, viabilizado por meio da Lei Rouanet e com o patrocínio da LAMSA e apoio do Instituto Invepar,vem percorrendo bairros do Rio de Janeiro para democratizar o acesso dos jovens ao mundo literário.

“Nossa intenção é conscientizar sobre a importância da leitura e também estimular o senso crítico, não só diante de uma obra literária, mas também da realidade onde estão inseridas”, explica Cristina Figueiredo, idealizadora do projeto.

Ainda hoje a, o Trio Caxangá se apresenta também no Instituto Benjamin Constant (IBC), das 9h às 10h30, levando o clima de festa junina e brincadeiras para pessoas que estiveram visitando o ônibus-biblioteca. Cerca de 300 crianças do IBC participaram da festa.

Já no dia 29 de junho, será a vez da comunidade do Complexo da Maré receber o projeto e a apresentação do Trio Caxangá.

Acervo já ultrapassa 2 mil livros

O veículo possui um acervo de mais de 2 mil livros, 80% deles de autores brasileiros, que são emprestados gratuitamente aos moradores e podem ser devolvidos sempre que o ônibus-biblioteca estiver estacionado em algum dos pontos oficiais.

A “biblioteca sobre rodas” funciona de forma itinerante no município do Rio de Janeiro, de terça a sábado, das 10h às 16h, atendendo a uma comunidade por dia. Ao completar o circuito de 10 comunidades, o ônibus retorna à primeira praça e, assim, sucessivamente.

 

 

 

 

 

 

error: Conteúdo protegido !!