Diversão e Lazer – 23/06

Projeto “Livros nas Praças” leva
ônibus-biblioteca para o Rio

O Instituto Benjamin Constant (IBC, na Urca,) receberá a visita ontem

O Instituto Benjamin Constant (IBC), centro de referência nacional na área da deficiência visual, recebeu ontem (22) a visita do ônibus-biblioteca “Livros nas Praças”, um projeto que leva literatura e conhecimento através do empréstimo gratuito de livros. O veículo oferece ainda livros com ilustrações em braile para crianças e adultos e livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão. Desde o início de abril, o ônibus-biblioteca, viabilizado por meio da Lei Rouanet e com o patrocínio da LAMSA e apoio do Instituto Invepar,vem percorrendo bairros do Rio de Janeiro para democratizar o acesso dos jovens ao mundo literário.
“Nossa intenção é conscientizar sobre a importância da leitura e também estimular o senso crítico, não só diante de uma obra literária, mas também da realidade onde estão inseridas”, explica Cristina Figueiredo, idealizadora do projeto.
Ainda no mesmo dia, o Trio Caxangá se apresentou também no Instituto Benjamin Constant (IBC), das 9h às 10h30, levando o clima de festa junina e brincadeiras para pessoas que estiveram visitando o ônibus-biblioteca. Cerca de 300 crianças do IBC participaram da festa.
Já no dia 29 de junho, será a vez da comunidade do Complexo da Maré receber o projeto e a apresentação do Trio Caxangá.

Acervo já ultrapassa 2 mil livros

O veículo possui um acervo de mais de 2 mil livros, 80% deles de autores brasileiros, que são emprestados gratuitamente aos moradores e podem ser devolvidos sempre que o ônibus-biblioteca estiver estacionado em algum dos pontos oficiais.
A “biblioteca sobre rodas” funciona de forma itinerante no município do Rio de Janeiro, de terça a sábado, das 10h às 16h, atendendo a uma comunidade por dia. Ao completar o circuito de 10 comunidades, o ônibus retorna à primeira praça e, assim, sucessivamente.

 

 

‘A Super Joaninha’ em cartaz no Grande Rio

Artistas da Cia Teatral Artistando voltam ao palco neste domingo

O palco do projeto ‘Domingo Encantado’, do Shopping Grande Rio, recebe no domingo, 25 de junho a peça infantil ‘A Super Joaninha’, a partir das 17h. A atração é gratuita e tem produção da Cia Teatral Artistando.
A peça fala sobre uma super-heroína, e seu parceiro, que têm a missão de salvar a cidade de Paris de um misterioso vilão, mantendo sigilo sobre suas identidades secretas. Muita ação, aventura e animação aguardam os pequenos todas as tardes de domingo.
O palco do projeto fica ao lado da loja Mundo Verde, a entrada é gratuita e o Shopping Grande Rio fica na Rua Maria Soares Sendas, 111, São João de Meriti.

Pianista Júlio Cesar é um dos
destaques da Mobility & Show Rio

Ex-jogador de futebol, Júlio se tornou compositor e pianista após ficar surdo

Após perder a audição, por conta de uma otosclerose decorrente dos tratamentos de calcificação feitos enquanto atuava em um dos maiores times de futebol do Brasil, o ex-jogador Julio Cesar decidiu se reinventar e encontrou um novo talento que o levou para longe dos gramados: o piano. Hoje Júlio já é reconhecido em todo o País por seu talento musical, sendo inclusive chamado de Beethoven brasileiro. No próximo dia 07 de julho (sexta-feira), ele tocará o hino nacional brasileiro na cerimônia de abertura da primeira edição da Mobility & Show Rio, que acontece de 07 a 09 de julho na Marina da Glória.
Além do musical na cerimônia de abertura, Julio fará apresentação de sua palestra “Jogadas da Vida – A superação dos dribles que a vida nos dá” dia 08/07 (sábado) no Espaço Vivência, dentro da Mobility Rio.
Com entrada e atendimentos gratuitos, o evento reunirá empresas fornecedoras de produtos e serviços que viabilizam a mobilidade e a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas com deficiência. Montadoras e adaptadoras de veículos, autoescolas, despachantes, clínicas médicas, cadeira de rodas e todo tipo de fabricantes de produtos e equipamentos de Tecnologia Assistiva Geral, participam da feira trazendo novidades do setor, além de atendimento gratuito para tirar dúvidas sobre direitos, benefícios e isenções.
Para receber os visitantes, o evento disponibilizará transporte gratuito e adaptado de ida e volta no Metro Cinelândia, bem como oferecerá triciclos motorizados, cadeiras de rodas para empréstimo àqueles que têm maior dificuldade de locomoção para tráfego interno na feira, além de disponibilizar, também, voluntários para acompanhar pessoas com deficiência visual, idosos e pessoas com mobilidade reduzida dentro do espaço, durante a visitação. As instituições: OAB-RJ, DETRAN RJ, Clínicas Médicas e Despachantes do estado, especialistas na LBI – Legislação da Pessoa com Deficiência -, bem como autoescolas, estarão no evento esclarecendo dúvidas referentes a isenções, direitos e realizando exames médicos para definir que tem ou não direito ao benefício.  A prefeitura do estado realizará o cadastramento gratuito do cartão DEFIS, uma autorização especial para o estacionamento de veículos em via pública, e zona azul em vagas especiais – demarcadas com o Símbolo Internacional de Acesso – para pessoas com deficiência de mobilidade obrigadas ou não a usar cadeira de rodas, aparelhagem ortopédica ou prótese temporária ou permanente, e também para os idosos.
A vereadora Luciana Novaes, que ficou tetraplégica após ser baleada em uma universidade do Rio de Janeiro, será a madrinha do evento. A embaixadora escolhida para essa primeira edição carioca é a paratleta e ex-participante do Big Brother Brasil, Marinalva de Almeida, que disputou vela na Paralimpíada do Rio no ano passado.
O evento tem a produção local feita pelo “ASA PARA TODOS”, empresa de consultoria especializada em Mobilidade para PcD.

error: Conteúdo protegido !!