Conselheiros de Saúde da Baixada se reúnem no Cisbaf

Projetos e ações da Baixada Fluminense foram apresentados aos conselheiros de saúde
Divulgação/Cisbaf

Conselheiros de Saúde de 10 municípios da Baixada Fluminense participaram na manhã de ontem, na sede do Cisbaf, de um encontro onde foram apresentados os projetos e as ações em desenvolvimento na região. O objetivo foi dar visibilidade às iniciativas do consórcio e decisões tomadas regionalmente, entre prefeitos e secretários de Saúde.
“É fundamental participarmos aos conselheiros sobre os passos que estão sendo dados na região, apresentarmos as dificuldades comuns aos municípios e os caminhos que estão sendo debatidos e planejados para solucionar os principais desafios. Dessa forma, os conselheiros podem ser importantes aliados, não somente na discussão, como também no apoio de projetos essenciais para todos”, considera a secretária executiva do Cisbaf, Dra. Rosangela Bello.
Durante o encontro, Bello falou sobre o consórcio, sua formação, estrutura e o papel que o Cisbaf possui junto aos municípios. Avanços importantes, como a aquisição e instalação do novo sistema de gestão na Central de Regulação do Samu 192 Baixada Fluminense, a implantação de tablets nas ambulâncias a fim de reduzir o tempo de atendimento aos pacientes, bem como a criação do Observatório de Saúde da Baixada foram pontos apresentados pela diretora técnica do Cisbaf, Dra. Marcia Cristina Ribeiro.
O trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Educação Permanente do Cisbaf também foi exibido pela sua coordenadora, Dra. Sônia Zimbaro. Os cursos gratuitos ministrados em 2016 beneficiaram cerca de 900 profissionais da Estratégia da Saúde da Família (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e cuidadores de Residências Terapêuticas). Para ampliar as atividades do NEP e atingir um número maior de profissionais, Zimbaro falou da iniciativa de descentralizar a capacitação em três Polos de Educação Permanente, que funcionam nos municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti.
O Cisbaf também vem ganhando musculatura na realização de compras conjuntas, oferecendo maior agilidade no processo e reduzindo custos aos cofres públicos, em função da escala negociada. Sobre o tema, a pregoeira do consórcio, Paula Porto, mostrou as principais licitações de registro de preços executadas na área da saúde, as atas vigentes e as licitações em andamento.
Ao final da reunião, a secretária executiva do Cisbaf apresentou detalhes do Projeto de Atenção Especializada, em desenvolvimento, que visa oferecer à população consultas e exames de média complexidade, bem como elencou outros projetos prioritários para a região já definidos pelos gestores, como a recontratualização do Hospital Geral de Nova Iguaçu e do Hospital Moacyr Rodrigues do Carmo (Duque de Caxias); a construção do Hospital de Queimados; a informatização das unidades de saúde; a conclusão do Hospital Juscelino Kubitschek (Nilópolis), do Hospital de Crônicos (Duque de Caxias) e da Policlínica Itália Franco (Japeri); a contratualização imediata de 874 leitos de maternidade; o custeio das unidades de pronto-atendimento 24 horas, dentre outros.

error: Conteúdo protegido !!