Caos total: motoristas passam sufoco para andar em Nova Iguaçu

Na Avenida Governador Roberto Silveira (próximo ao Corpo de Bombeiros) e na Via Light: caos total todos os dias e a qualquer horário. Motoristas estão impacientes
Fotos: Diego Valdevino

Diariamente a dona de casa Lilian Reis, de 37 anos sai de sua casa no bairro da Cerâmica com destino ao Centro de Nova Iguaçu. O percurso que normalmente não levaria mais de 15 minutos está durando cerca de uma hora. Isso acontece por causa do congestionado trânsito da cidade. Os motoristas estão passando por um verdadeiro teste de paciência em alguns pontos como a Doutor Mário Guimarães, Governador Roberto Silveira, próximo ao Corpo de Bombeiros e na Via Light. Na Estrada de Adrianópolis a situação não é diferente.
De acordo com a diarista, ela e outros motoristas começam a sofrer com o engarrafamento já em frente ao Detran e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) do Bairro Botafogo, e a situação piora na Estrada de Adrianópolis, na altura de Três Corações até a Posse, e continua na Avenida Governador Roberto Silveira até chegar à Via Light.
“A Rodovia Presidente Dutra poderia ser uma opção. Mas enfrentaríamos outro engarrafamento na Avenida Nilo Peçanha, que acaba registrando cerca de meia hora para que a via seja atravessada devido a quantidade de carros no local. Temos que sair de casa uma hora antes porque sabemos que vamos enfrentar esse congestionamento absurdo. Tenho parentes no bairro Botafogo e o problema já começa em frente a UPA da região. Quem anda de ônibus também sofre pra chegar ao Centro”, reclamou Lilian Reis.
Na Rua Doutor Mário Guimarães, próximo ao restaurante Pizza e Pasta, motoristas também encaram engarrafamentos diários principalmente nos períodos da manhã e fim da tarde. Ainda segundo eles, um dos pontos mais críticos é na Avenida Governador Roberto Silveira, onde os carros se afunilam para passar num trecho em frente ao Nova Iguaçu Futebol Clube. Alguns motoqueiros invadem a calçada de um posto de combustíveis e percorrem o trecho pela contramão para fugir do engarrafamento. Motoristas garantem que o problema acontece também aos fins de semana e em qualquer horário do dia. Neste trecho, o trânsito fica ainda pior entre 19h e 21h quando motoristas entram e saem do estacionamento de uma igreja evangélica.
A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, esclarece que cerca de 40 agentes de trânsito atuam diariamente buscando minimizar os impactos causados pelo intenso fluxo de veículos, bem como buscando conscientizar a população através do Programa Nova Iguaçu Trânsito Legal. Além disso, para diminuir este tipo de problema, a secretaria está desenvolvendo um Plano de Mobilidade Urbana com base em estudos técnicos que estão sendo realizados.

error: Conteúdo protegido !!