Diversão e Lazer – 24/06

Musical Cazuza faz apresentação gratuita na Fundição Progresso

O elenco fará apresentação gratuita e irá relembrar canções que marcaram a carreira do poeta
Leo Aversa

Está sem ideia do que fazer neste domingo (25)? Que tal assistir ao musical “Cazuza Pro Dia Nascer Feliz, O Musical” que passará pela Fundição Progresso e, o melhor, de graça. Mas tem de chegar cedo, a distribuição de senhas começa às 15h, são 3.500 lugares na casa. O espetáculo começa às 17h.
O musical reúne alguns dos maiores clássicos de Cazuza, em carreira solo ou no Barão Vermelho, como ‘Pro Dia Nascer Feliz’ e ‘Codinome Beija-Flor’. Canções como ‘Bete Balanço’, ‘Ideologia’, ‘O Tempo não para’, ‘Exagerado’, ‘Brasil’, ‘Preciso dizer que te amo’ e ‘Faz parte do meu show’ também estão presentes no roteiro, que reserva espaço ainda para composições de Cazuza que ele nunca chegou a gravar, como ‘Malandragem’, ‘Poema’ e ‘Mais Feliz’.
“Cazuza, Pro Dia Nascer Feliz, O Musical”, foi consagrado como melhor musical, melhor direção (João Fonseca) e melhor ator de Musical (Emílio Dantas). O elenco traz também Maria Stella Rodrigues, Marcelo Várzea, André Dias, Fabiano Medeiros, Brenda Nadler, Arthur Lenzura, Igor Miranda, André Vieri, Marcelo Ferrari, Dezo Mota, Sheila Matos, Carol Dezani, Oscar Fabião, Osmar Silveira, Philipe Carneiro e Carlo Leça completam a escalação, dando vida a nomes como Lucinha e João Araújo, Ney Matogrosso, Bebel Gilberto, Frejat, Caetano Veloso, Dé Palmeira, entre vários outros personagens que gravitaram no universo de Cazuza.
Para a construção do texto, Aloisio de Abreu partiu das conversas com pessoas próximas a Cazuza e fez uma ampla pesquisa para a criação da estrutura dramática do espetáculo. “Apesar de frequentar os mesmos lugares, eu não conhecia o Cazuza. Entretanto, sempre tive uma profunda identificação com a obra dele, que tem um quê de crônica da nossa época, revelando de forma rasgada comportamentos típicos dos jovens que todos éramos nos anos oitenta”, explica Aloisio.
Como a vida do personagem foi curta e, ao mesmo tempo, muito intensa, o autor procurou contar a história de forma ágil, avançando sempre a partir dos momentos de virada na carreira e na vida dele: a descoberta do teatro, o gosto pelo rock, o momento em que resolve cantar, montar uma banda, se profissionalizar, o estouro, as brigas, a mudança no estilo de sua obra, o estrelato solo, a descoberta da doença, a urgência poética no fim das forças. Enfim, momentos que levam a história adiante. “As músicas se inserem quase como parte do texto. Estrutura de musical mesmo. Claro que tem momento show, mas a trajetória do Cazuza é contada através das letras e da poesia dele. Tudo no texto ‘faz parte do show’“, complementa.
A montagem dá continuidade à pesquisa desenvolvida por João Fonseca de uma cena musical brasileira mais despojada e teatral. “Este espetáculo é mais um passo do trabalho que comecei com ‘Gota d’água’ e que culminou no ‘Tim Maia’. É uma nova possibilidade de desenvolver e aperfeiçoar uma linguagem muito autoral de musical iniciada há alguns anos”. O diretor conta que os depoimentos de Lucinha Araújo foram fundamentais na estruturação cênica do espetáculo: “A partir das lembranças dela, vamos conhecendo a vida e a obra desse artista e, tal como sua obra, a peça alterna momentos exagerados e de puro rock’n’roll a mais intimistas e delicados”, finaliza.
Um amplo trabalho de pesquisa também foi essencial para a concepção musical espetáculo. Os diretores musicais Daniel Rocha e Carlos Bauzys conceituaram a sonoridade em quatro situações: Barão Vermelho não produzido; a gravação do primeiro disco; e depois do sucesso, já consolidados. A banda solo de Cazuza também será reproduzida com fidelidade.

Serviço:
Cazuza Pro Dia Nascer Feliz, o Musical
Dia 25 de Junho, às 17h
Fundição Progresso – Rua dos Arcos, 24, Lapa
Entrada Gratuita, através de distribuição de senhas a partir das 15h
Capacidade: 3500 lugares (1500 lugares sentados e 2000 lugares em pé)
Classificação etária: 14 anos
Duração: 1h40

 

Peça agita fim de semana em Nova Iguaçu

A peça retrata temos do dia a dia como preconceito e bullyng
Hyago Santos

Alunos da Escola de Teatro Fábrica de Atores Material Artístico (FAMA) apresentam, neste sábado, às 20h, a peça ‘O importante é ser você’.
Com direção de Brumell e assistência de Marcyelle Fialho, obra retrata temas que estão presentes no dia a dia, como Bullyng e preconceito. A mensagem é passada para os espectadores de uma maneira mais leve e cômica.
‘O importante é ser você’ será apresentado na Sala de Espetáculos Amir Haddad (Av. Getúlio de Moura, 1302, centro, Nova Iguaçu). Mais informações pelo telefone: 3768-9250.

 

CCBB Rio promove oficina de confecção de biquínis

 

O CCBB Rio realizará uma oficina de confecção de biquínis, hoje (24), das 10h às 18h, com entrada gratuita e distribuição de 40 senhas uma hora antes do evento. Comandado pela Casa Geração Vidigal – a convite de Lilian Pacce, curadora da mostra “Yes! Nós Temos Biquíni” – o workshop ensinará a transformar peças antigas, usando material doado pelas marcas Salinas, Blue Man e Lenny. A ONG é uma escola de moda aberta para jovens entre 18 e 25 anos, com inscrições grátis para moradores de favelas cariocas, que tem como objetivo de incentivar o potencial criativo e a riqueza de referências culturais brasileiras para fazer moda.
“Yes! Nós Temos Biquíni” reúne cerca de 120 obras, entre looks icônicos e históricos de moda praia, além de fotografias, pinturas, esculturas, vídeos, ilustrações, instalações, artefatos históricos e amplo material iconográfico. A mostra, que ocupará o 2º andar do Centro Cultural até 10 de julho, é patrocinada pelo Banco do Brasil.  A cenografia é assinada por Pier Balestrieri, com comunicação visual de Kiko Farkas, consultoria de arte contemporânea de Sandra Tucci, coordenação geral e produção executiva da Com Tato Agência Sociocriativa.

 

Shopping Grande Rio apresenta a peça infantil ‘A Super Joaninha’

O palco do projeto ‘Domingo Encantado’, do Shopping Grande Rio, recebe neste domingo (25) a peça infantil ‘A Super Joaninha’, a partir das 17h. A atração é gratuita e tem produção da Cia Teatral Artistando.
A peça fala sobre uma super-heroína, e seu parceiro, que têm a missão de salvar a cidade de Paris de um misterioso vilão, mantendo sigilo sobre suas identidades secretas. Muita ação, aventura e animação aguardam os pequenos clientes do Shopping Grande Rio.

Serviço:
Local: Ao lado da loja Mundo Verde
Horário: 17h
Entrada: Gratuita
Sujeito à lotação
O Shopping Grande Rio fica na Rua Maria Soares Sendas, 111, São João de Meriti/ RJ. Telefone: (21) 2430-5111.

error: Conteúdo protegido !!