Cresce o número de balões em períodos de festas juninas

A ocorrência de acidentes com balões em redes elétricas cresce, em média, 20% neste período
Light/Divulgação

Entra ano, sai ano e a cena se repete. Basta chegar o período das festas juninas, normalmente nos meses de junho e julho, para que se perceba um aumento do número de balões voando sobre diversas cidades em todo o país. Esta prática, que é proibida por lei, faz com que as ocorrências de balões na rede elétrica cresçam em uma média de 20%, de acordo com a concessionária de energia Light, em relação aos outros meses. Para se ter uma ideia, em 2016, 21 ocorrências desse tipo deixaram mais de 63 mil clientes da empresa sem energia.
Quando um balão cai na rede, os serviços envolvem o isolamento da área afetada, a retirada do objeto e a reconstrução da estrutura elétrica. Há casos em que os balões caem nas torres de transmissão, o que causa um transtorno ainda maior. Ao perceber qualquer anormalidade deste tipo, o cliente deve entrar em contato imediatamente, por meio dos canais de comunicação da Light.
O Gerente de Planejamento da Operação da Light, Fabrício Alves Nunes, conta como funciona o plano de ação da empresa para atender os chamados:
“Equipes de emergência da Light são enviadas ao local para verificar os danos e executar as ações para minimizar transtornos. Geralmente, os serviços são complexos e demandam tempo, pois envolvem o isolamento da área afetada, a retirada do balão e a reconstrução da rede elétrica atingida”.

Ameaça à rede elétrica

A soltura de balões é proibida por lei e pode trazer alguns danos aos sistema elétrico. Alguns exemplos seguem abaixo:

– Se o balão cair sobre uma subestação, os danos poderão ser de grande magnitude, tendo como consequência a interrupção de energia para grande número de clientes;

– Se o balão cair sobre os cabos condutores das linhas de transmissão, poderá ocorrer um curto-circuito, que, dependendo de sua intensidade, ocasionará a queda desta fiação e acidentes graves, além da interrupção do fornecimento;

– Se o balão cair nas faixas de segurança das linhas de transmissão é muito grande o risco de acontecer um incêndio, o que pode provocar o desligamento das linhas, além de afetar o meio ambiente.

error: Conteúdo protegido !!