Prefeitura avalia novo percentual de corte de recursos para carnaval

O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Castanheira, disse que o prefeito Marcelo Crivella vai estudar com sua equipe um novo percentual de redução da subvenção dada às escolas de samba para que o carnaval de 2018 não seja tão prejudicado. O prefeito se reuniu com os presidentes das escolas de samba do Grupo Especial na manhã desta quarta-feira (28).

“O carnaval de 2018 está garantido. Foi um encontro cordial em que o prefeito e sua equipe se mostraram abertos. Eles falaram e cada um dos presidentes também puderam falar sobre o drama que cada um de nós está passando, no Brasil inteiro, a gente sabe disso. Dentro desse diálogo, dessa cordialidade, nós combinamos na próxima segunda-feira uma nova reunião. Trouxemos nossas reivindicações para a prefeitura e a sua equipe em razão de o carnaval já ter iniciado para a gente, e as escolas já terem contratado todas as suas equipes. Em razão disso, ele está avaliando junto com a Riotur qual modelo poderia ser sugerido para que o carnaval não deixasse de ter o mesmo impacto positivo para a cidade do Rio de Janeiro, o mesmo brilho e a mesma qualidade”, contou Jorge Castanheira.

O presidente da Liesa disse que chegou a mostrar a Crivella um decreto da prefeitura do início do ano fixando uma meta de redução global de gastos de 25% como forma de economizar. Na época, o decreto determinou que os secretários e dirigentes da administração indireta deveriam avaliar a necessidade de manutenção de contratos e convênios, devido à necessidade de cortar gastos na prefeitura.

Castanheira disse ainda que ficou acertado que o corte de 50% na subvenção deverá ser reavaliado.

“O prefeito foi muito receptivo, muito atencioso com todos. O corte geral da prefeitura, de todos os contratos, foi de 25%. Nós citamos esse exemplo para que pudesse chegar a um denominador que não atingisse de forma tão forte o carnaval e ele ficou de analisar junto com sua equipe e de nos dar uma resposta na próxima segunda-feira. Esperamos uma reavaliação no percentual de corte e uma reavliação do modelo que a gente precisa para não deixar perder o brilho e a qualidade do espetáculo. O prefeito se mostrou sensível”, comentou.

Em nota divulgada pela assessoria de imprensa da prefeitura, no entanto, há a ratificação do valor de R$ 1 milhão de subvenção a cada agremiação para o desfile de 2018. Segundo a nota, o prefeito prometeu na reunião, que, ao contrário dos anos anteriores, fará o pagamento de forma antecipada, até o fim do ano. O prefeito também disse que vai se empenhar ao máximo para conseguir mais verbas com a iniciativa privada.

error: Conteúdo protegido !!