Visão Geral – 29/06

Bola Cheia

Pesquisadores e professores do Laboratório de Tecnologia Assistida da UFRJ desenvolveram cursos online e gratuitos para formar profissionais capacitados a utilizar tecnologias de inclusão, como aquelas que permitem que pessoas com deficiência visual naveguem na internet. A expectativa era o preenchimento de 100 a 200 vagas, mas o número de inscritos foi dez vezes maior. #Palmas

 

Bola Murcha

Apesar de ser um problema crônico há décadas na Baixada Fluminense, uma das regiões de maior densidade populacional do País, o ex-distrito de Magé, Guapimirim, reclama todo dia da falta do precioso líquido nas torneiras. Recentemente, os vereadores da cidade resolveram engrossar o coro de reclamações contra a CEDAE, responsável pelo abastecimento, que não há. #SemÁguaNãoDá

 

Eita sô! Anões em festa no Arraiá

A Associação de Nanismo do Estado do Rio de Janeiro (Anaerj) vai realizar a 8ª edição do arraiá mais animado do Rio, no dia 15 de julho (sábado) às 14h, em Padre Miguel, na zona oeste da capital.
A festa julina contará com comidas típicas, brincadeiras e a tradicional quadrilha, onde participam todos os membros da associação. “Não falto a nenhuma atividade da Anaerj. São através desses encontros que podemos trocar experiências e conhecer pessoas com a mesma deficiência da minha filha”, afirmou Rafaela, mãe da do Davi com nanismo acondroplásico, um dos 200 tipos da deficiência.
A associação existe desde 2007, toda regularizada e tem como missão conscientizar a sociedade na luta contra o preconceito a pessoa com nanismo, atender e fazer a interação do segmento. “Essa atividade acontece anualmente, para promover o encontro de pessoas com nanismo de todo Brasil e suas famílias. Durante a festa surgem novas amizades e até novas paixões”, afirmou a presidente e advogada da instituição, Kenia Maria Rio, que também tem nanismo.
O evento vai comemorar as conquistas alcançadas pelo segmento nos últimos anos, como as Leis Municipais (Mesquita e Rio de Janeiro), Estaduais (Rio e Santa Catarina) e o Projeto de Lei nacional aguardando aprovação do Presidente da Repíublica. As leis e projetos garantem os direitos da pessoa com nanismo e combate o preconceito, estimulando a autoestima e a independência.
“Vamos festejar a participação da atriz com nanismo Juliana Caldas, que viverá uma personagem que sofre preconceitos na próxima novela das nove, da Globo. Abordar o nanismo em uma novela do horário nobre com certeza é uma grande vitória para o nosso segmento. Vamos quebrar tabus. Estamos no caminho certo, nossa luta está dando resultados”, destacou Kenia.
O ‘Arraiá da Anaerj’ vai rolar no Centro de Convivência da Caixa D’Agua, na Rua Guaica, 780 – Padre Miguel. Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 20, através de depósito na conta da associação (Ag. 3176 / CC 445533-9 / Bradesco). O total arrecadado será investido na organização da festa. Mais informações na fanpage da instituição no facebook.

 

Formatura na Unigranrio

Nesta quinta-feira, das 14h às 16h, a Unigranrio/Caxias promove cerimônia de formatura da turma do curso de Capacitação, em parceria com o Instituto da Oportunidade Social (IOS), braço filantrópico da TOTVS, maior empresa brasileira provedora de “softwares” na área de gestão empresarial. Os alunos são jovens moradores de Duque de Caxias, a maioria de escolas públicas próximas da Unigranrio. *Capacitar os menos favorecidos é um dever social.

 

Lixo & Cia

Na última terça-feira (27) aconteceu no Instituto Estadual do Ambiente, uma reunião que teve como tema principal o Consórcio Público de Gestão de Resíduos Sólidos da Baixada Fluminense e o Projeto Entulho Limpo. Durante o encontro foram propostas e discutidas quais melhorias podem ser feitas e de que maneira, visando a reformulação, realinhamento e reestruturação do consórcio.
O novo posicionamento do INEA e representantes das prefeituras foi motivado pelo aumento de lixeiras clandestinas e a céu aberto em boa parte das cidades.

 

Lixo & Cia (2)

O Consórcio Público de Gestão de Resíduos Sólidos da Baixada Fluminense e o Projeto Entulho Limpo surgiram para ajudar os municípios de Nilópolis, São João de Meriti, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Mesquita e Duque de Caxias na gestão dos seus resíduos sólidos, inicialmente, com ênfase em resíduos da construção civil e a instalação de ecopontos de coleta distribuídos pelos municípios. *Pelo visto, o que está no papel não é executado na prática.

 

Justiça se rende ao WhatsApp no Brasil

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou por unanimidade o uso do WhatsApp como ferramenta para intimações em todo o Judiciário. A decisão se deu no âmbito de processo que questionava o uso do aplicativo pelo juizado Civil e Criminal da Comarca de Piracanjuba, em Goiás.
Segundo informações do Conselho, o uso da ferramenta de comunicação de atos processuais pelo WhatsApp foi iniciado em 2015 e rendeu ao magistrado requerente do Procedimento de Controle Administrativo, Gabriel Consigliero Lessa, juiz de Piracanjuba, destaque no Prêmio Innovare, daquele ano. A utilização do aplicativo de mensagens para acelerar procedimentos judiciais se baseou em portaria elaborada pelo Juizado Especial Cível e Criminal de Piracanjuba em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil daquela cidade.

 

Dívidas de municípios

A comissão mista que analisa a Medida Provisória 778/2017, sobre o parcelamento da dívida previdenciária dos estados e municípios, fará audiência pública no Rio de Janeiro sobre o tema. Requerimento do deputado federal Hugo Leal (PSB) já foi aprovado na reunião da comissão e audiência pública será realizada no dia 3 de julho, segunda-feira, no auditório do Palácio Fazenda – sede do Ministério da Fazenda, no Centro do Rio – a partir das 9h.

 

Prefeitos podem
sugerir

“É uma oportunidade para que prefeitos e representantes dos municípios ofereçam sugestões para o aperfeiçoamento da MP e também tirem suas dúvidas porque estarão presentes representantes da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional”, destacou Leal, integrante da comissão e coordenador da bancada do Rio na Câmara.

 

200 vezes para
quitação

A MP – assinada pelo presidente Michel Temer durante a 20ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios – prevê ainda que o pagamento do débito será feito em duas etapas. Primeiro, haverá uma entrada de 2,4% do total da dívida, sem reduções, a ser paga em seis parcelas iguais, entre julho e dezembro. Na segunda etapa, que começa em janeiro de 2018, a dívida restante poderá ser parcelada em 194 vezes, com reduções de 25% nos encargos, 25% na multa e 80% nos juros incidentes pelo atraso.

error: Conteúdo protegido !!