Segurança em Foco, por Vinicius Cavalcante – 30/06

Prevenindo furto e roubo de veículos

 

Como temos dito desde quando começamos a escrever nossa coluna aqui, não existe “receita de bolo” em segurança. Ainda que não haja fórmulas mágicas que assegurem a nossa incolumidade frente a todo tipo de crimes, sempre existirão medidas que poderão dificultar ou impedir que seu veículo seja furtado ou roubado: Use algum tipo de chave-geral, trancas, bloqueadores e alarmes para guardar o seu carro enquanto estacionado. Embora criminosos experientes e habilidosos possam superar praticamente qualquer coisa, o emprego de um dispositivo anti-furto sempre poderá desencorajar o ladrão que pretende levar o carro rapidamente e sem ter muito trabalho com isso!
Procure dotar o veículo de um sistema de rastreamento, o qual auxilia na recuperação de um veículo roubado/furtado, bem como em caso de sequestros-relâmpago. Procure fazer um curso de direção ofensiva/defensiva/evasiva a fim de aprender e treinar manobras que lhe permitam agir corretamente em face de uma abordagem de criminosos. Não é pelo fato de alguém mandar parar que você deve obedecer, e um curso específico de direção pode ajudar a avaliar o cenário e perceber quando é possível implementar uma ação evasiva com chance de sucesso. Se utilizar motorista particular, assegure-se de que ele também esteja treinado nessas técnicas.
Evite estacionamento em calçadas e outros locais proibidos, principalmente os que são controlados por guardadores “flanelinhas” clandestinos. Se o seu carro, depois de haver ficado estacionado na via pública, apresentar um inexplicável defeito que impeça o motor de funcionar, desconfie sempre de estranhos que se ofereçam para prestar providencial ajuda. Tranque o carro, saia do local e chame o socorro de urgência de sua confiança; Não estacione o seu carro em local mal iluminado e em ruas desertas. Utilize sempre os locais permitidos para estacionar que lhe pareçam movimentados e mais seguros.
Seja disciplinado. Ao estacionar feche inteiramente o seu carro, mesmo que vá deixá-lo apenas por alguns minutos ou que esteja na garagem de sua casa ou edifício. Nunca deixe as chaves do seu carro com guardadores ou manobreiros pois, elas podem ser copiadas com facilidade, para a execução de furtos posteriores. Não deixe celulares, bolsas, valises, pacotes, sacolas de lojas e grifes ou quaisquer outros objetos que possam despertar a cobiça de ladrões. Utilize o porta-malas para guardar os objetos em seu interior, tomando o cuidado de fazê-lo bem antes de estacionar. Jamais deixe seus documentos no porta-luvas do carro. Procure estacionar sempre em condições de sair com facilidade, no caso de surgir alguma anormalidade.
Carros mal estacionados em calçadas e locais desertos e escuros favorecem a ação da criminalidade. Cultive o hábito de olhar em redor do seu carro, antes de aproximar-se para abri-lo. Olhe o interior do carro antes de entrar no mesmo. Esteja seguro que os pneus do carro encontram-se em bom estado e tenha consigo sempre um aerosol selante para o caso do pneu furar. Mantenha o tanque de combustível sempre cheio. Evite deixá-lo baixar de meio-tanque. Se o carro enguiçar, coloque o triângulo, tranque-o e procure assistência especializada. Não aceite eventuais ofertas de assistências que não pediu. Ao esperar por alguém, mantenha o motor ligado e uma observação a toda volta através dos retrovisores. Ao sair de um estacionamento, verifique se você não estaria sendo seguido. Evite deixar valores dentro de seu carro, sobretudo de forma visível a partir do exterior.
Tenha cautela ao chegar em casa. Verifique se não há algum suspeito por perto. Você pode estar sendo seguido ou observado. Procure avaliar as condições de segurança ao seu redor. Mantenha, em qualquer circunstância, todo o veículo trancado. Não dê caronas a estranhos, nem abra a porta ou o vidro da janela para vendedores de rua os quais, muitas vezes podem ser ladrões disfarçados. Ao parar em sinal luminoso permaneça sempre atento ao volante. Caso perceba alguma anormalidade, avance o carro com cuidado Procure não distrair-se com telefone celular, agenda, jornal, rádio enquanto estiver ao volante.
Cuidado com os motociclistas, principalmente quando carregam caronas na garupa. Procure parar de forma que os mesmos não possam posicionar-se do seu lado. Dispare a buzina se algum estranho se apresentar como ameaça. Em condições normais, se perceber alguém em aparente dificuldade, não pare a princípio, utilize seu telefone e solicite a ajuda para o local.

 

VINICIUS DOMINGUES CAVALCANTE, CPP, o autor, Consultor em Segurança, Diretor da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança – ABSEG – no Rio de Janeiro e membro do Conselho Empresarial de Segurança Pública da Associação Comercial do Rio de Janeiro. E-mail: vdcsecurity@hotmail.com

error: Conteúdo protegido !!