Falo, SIM!
Este Escriba recebeu e informa: A escritora, militante dos direitos humanos e Ialorixá Beatriz Moreira Costa, a Mãe Beata de Iemanjá (foto), que faleceu em maio aos 86 anos, será homenageada nesta segunda-feira (3), a partir das 17h, na Casa de Cultura, no Centro. O evento conta com a parceria da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados e do terreiro Ilé Omiojúàró, de Miguel Couto. É gratuito e livre para todas as idades. A programação inclui intervenção poética com o coletivo ‘Fulanas de Tal’, homenagem em forma de rap por Demetrius Maia, intervenções do terreiro Ilé Omiojúàró, além das participações da escritora Conceição Evaristo, da poetisa Lisa Castro e de artistas convidados. No interior da Casa de Cultura, o público poderá visitar a exposição ‘Mãe Beata – Uma História de Lutas’, com acervo de fotografias, documentos, objetos e registros sobre a vida e a obra da sacerdotisa. A exposição fica em cartaz até 24 de julho.
Filho de Mãe Beata, o sociólogo Adailton Moreira Costa afirma que a atividade é de grande importância para trazer visibilidade ao trabalho da líder religiosa. “Essa ação mostra ao município o quanto esta mulher negra, nordestina, ativista e Ialorixá foi reconhecida e valorizada nacional e internacionalmente. Minha mãe deixou solidificado em todos nós o seu legado, e queremos manter acesa a sua chama dentro de cada pessoa que acredita na luta por dias melhores para a sociedade”, diz Adailton.
Conversa na van entrega camera
que multa direto no centro
Na manhã de ontem (sexta, 30/06), o veículo de transporte alternativo seguia de Comendador Soares para o centro de Nova Iguaçu. Em frente à rodoviária, a passageira pediu ao motorista: “moço, o senhor poderia parar em frente à Igreja de Santo Antonio?”. “Não, minha senhora. Ali tem uma câmera funcionando e as multas estão comendo soltas. Posso parar um pouco antes”, respondeu o piloto.
Após o desembarque da passageira ele disse aos demais: “falam que tá tudo parado, mas lá dentro do prédio do CONIG (foto) fica uma cabeça, me disseram que é mulher, metendo a caneta via câmeras que ainda funcionam. Quem passa do lado de fora vê fechado, mas no interior o coro come no nosso bolso. Só livram a cara dos ônibus”, entregou o rapaz, que já teve algumas multas na conta.
>> Rapidinhas do Velho
>> Cinco leitores da coluna sugeriram pitadas de humor neste espaço e nós achamos legal. Do jeito que a coisa anda, com desgraças diárias aos montes para ver, ler e ouvir, até que não vai mal a ideia.
>> É sempre um prazer papear com o jornalista Alberto Aquino. Esta semana numa prosa com o colega, disse, de sopetão: “Aquino, você não envelhece, homem!”. Ele, espirituoso como sempre: “Não tenho tempo Jota”.
>> Nem só de ‘porradas’ vive o prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa. Recentemente a prefeitura entregou a reurbanização do final da Avenida Tancredo Neves, em Comendador Soares.
>> O local fora interditado para obras do que seria um viaduto para ligar a via que homenageia o ex-presidente ao outro lado de Morro Agudo por cima da linha do trem. A crise resultado da corrupção babou tudo e o projeto foi-se.
>> Ontem, último dia de junho, quem soprou mais uma velinha em sua vida, foi o chefão maior aqui do Jornal de Hoje, Walceyr Almeida. Este Velho Escriba deseja o melhor para o WA. Parabéns e força para manter a chama viva!
>> Grevistas provocam tumulto no centro de Nova Iguaçu neste momento exigindo o fechamento do comércio local. Esse foi o post lido por este Escriba em uma rede social por volta das 11h15 da manhã de ontem.
>> Fica no ar, uma pergunta: os que aderiram à greve da sexta (30) podem tirar o direito de quem quer trabalhar? Trabalhadores comuns não são sindicalistas, que não protestam de graça. Um caso a ser debatido.
>> Ainda no pique da greve furada em Nova Iguaçu, no centro da cidade, apenas a Casas Bahia resolveu ‘arriar’ as portas com medo de ter suas mercadorias danificadas pelos agitadores.
>> Um motorista de ônibus de Belford Roxo, gritou para o manifestante, que queria o rapaz fora do coletivo: “Vocês vão pagar minhas contas se eu abandonar o buzão cheio de passageiros e for demitido?”. O agitador meteu o pé.
>> Por hoje é só. Até sábado. Feliz próxima semana a todos!
Email: jota.carvalho@gmail.com