Fazenda do Brejo passará por revitalização

Prefeitura de Belford Roxo quer transformar o local em polo turístico e ecológico
Reprodução de Internet

A Prefeitura de Belford Roxo realizou audiência pública do Projeto de Revitalização da Fazenda Velho Brejo, uma construção de 1815, localizada atrás da Faculdade Uniabeu, no centro da cidade. O objetivo da audiência foi debater com a sociedade civil a transformação da área em polo turístico e polo ecológico. Na ocasião foi montado um grupo de trabalho para começar a mapear os principais problemas do local.
Destacando o apoio do município através de várias Secretarias, o prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, frisou que a revitalização da Fazenda do Brejo só irá trazer benefícios para o município, pois será um resgate da história que a população poderá ter acesso. “O projeto é grande e a Prefeitura está empenhada em tocar esta iniciativa e fazer da Fazenda um local aprazível para as famílias visitarem. Isso mexe com a autoestima da população que poderá saber as origens da cidade em que mora”, argumentou Waguinho.
O secretário de Articulação Política de Belford Roxo, Algacir Moulin, argumentou que a participação da sociedade é importante para debater com transparência a revitalização da Fazenda do Brejo. “Pode haver divergências, mas encontraremos o caminho para o projeto de transformação e revitalização daquela área”, finalizou.
Satisfeito com a participação de diversos segmentos da sociedade na audiência, o secretário de Cultura, Bruno Nunes, frisou que a união é fundamental para que o processo de revitalização da Fazenda do Brejo tenha sucesso. “Nasci em Belford Roxo, moro aqui e trabalho aqui. Muitas vezes fui brincar na Fazenda. Lá está boa parte da história do Brasil e do nosso município. A revitalização é importante para resgatarmos este passado e transformarmos aquela área para que a população tenha acesso e sinta orgulho de Belford Roxo”, encerrou. “Estamos de braços abertos para debatermos a revitalização da Fazenda do Brejo”, emendou o reitor da Uniabeu, Valdir Vilela.
A participação do Instituto de Arqueologia do Brasil (IAB) no processo de revitalização da Fazenda do Brejo é destacada pelo secretário de Meio Ambiente, Flavio Gonçalves. “No bom sentido, resgatamos o IAB, que é uma instituição renomada e está há 51 anos em Belford Roxo e está participando da revitalização da Fazenda do Brejo. Mas o projeto envolve recursos e precisamos também do apoio da iniciativa privada. Pensamos em instalar no local um centro de convenções, quiosques e mirante. Será um ambiente agradável para todas as famílias”, argumentou o secretário.
Uma das preocupações da diretora do IAB, Jandira Neto, é que se consiga recursos para recuperar as informações do antigo engenho e fazer um estudo completo da área, verificando as condições das ruínas existentes no local. “Temos de trabalhar coma realidade econômica do município, mas ao mesmo tempo tentar revitalizar a Fazenda do Brejo, transformando-a em um parque ambiental e ecológico”, encerrou, ao lado do diretor-presidente do IAB, Ondemar Dias.

error: Conteúdo protegido !!