Dia D contra a Febre Amarela é neste sábado

Em Nova Iguaçu, cerca de 120 mil pessoas já foram vacinadas
Divulgação/PMNI

Postos de saúde dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro estarão abertos, neste sábado, a partir das 8h, para o Dia D de Vacinação contra a Febre Amarela. A vacina é prioritária para pessoas que residem ou trabalhem em área rural, ou que forem viajar para as regiões afetadas pelo surto. Além do grupo prioritário, qualquer pessoa de nove meses a 59 anos pode se vacinar, desde que não tenha contraindicações. As cidades da Baixada Fluminense também aderiram à campanha e irão disponibilizar unidades de saúde para a imunização da população.
Nova Iguaçu, apesar de não ter registros de casos da doença, desde o início do ano, como medida de prevenção, a prefeitura vem intensificando a imunização. Até o momento, cerca de 120 mil pessoas já foram vacinadas contra febre amarela. Neste sábado a imunização será oferecida das 8h às 12h.
Em Queimados, idosos de 60 anos ou mais, só receberão a vacina se residirem ou forem se deslocar para áreas com transmissão ativa da febre amarela. Já as mulheres que estão amamentando só deverão ser vacinadas se residirem em local próximo onde há confirmação de circulação do vírus e, se forem vacinadas, devem suspender a amamentação pelo período de 10 dias após a vacinação. Neste sábado, todos os postos de saúde do município estarão abertos das 8h às 13h.
Já em Mesquita, estarão em funcionamento no sábado o Centro Médico de Saúde (CMS) Paraná, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Edson Passos, Jorge Campos, Nossa Senhora das Graças, BNH, Vila Norma, Banco de Areia e Parque Ludolf, e as unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) Jacutinga e França Leite. Confira os endereços abaixo. O atendimento será das 8h às 17h

Nova Iguaçu também imuniza contra HPV

Simultânea a campanha de vacinação contra a Febre Amarela, Nova Iguaçu também está vacinando, até 21 de julho, adolescentes contra o vírus do HPV. Podem ser vacinadas meninas com idades de 9 a 14 anos, portadores de HIV de 9 a 26 anos e meninos de 12 a 14 anos. A meta é vacinar até o fim da campanha cerca de 67 mil adolescentes incluídos nesta faixa etária. Para garantir maior proteção contra o vírus, a segunda dose da vacina de HPV deve ser feita após seis meses da primeira. Elas atuam no combate ao câncer do útero, que pode ter início com o HPV, doença sexualmente transmissível.
Os postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para vacinar é preciso apresentar documento de identidade e carteirinha de vacinação, caso tenha.  A lista completa dos postos que estarão participando do Dia D contra Febre Amarela está no site www.novaiguacu.rj.gov.br.

error: Conteúdo protegido !!