Japeri firma parceria para ter calçadas acessíveis

Carlos Moraes aprovou o projeto de mobilidade urbana e assinou documento que prevê elaboração de projetos
Divulgação/PMJ

O prefeito de Japeri, Carlos Moraes, assinou ontem o documento que garante a renovação, até 2019, do Projeto Mobilidade Urbana – Programa Calçada Acessível, que prevê, entre outras metas a elaboração de projetos para a padronização de calçadas. A ação aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação e contou com a presença de secretários municipais e representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).
O projeto foi aprovado pelo prefeito. “Este é mais um passo importante para a realização de um sonho antigo. Já estamos buscando parcerias para viabilizar também a execução dos projetos. Queremos que nossas calçadas sejam padronizadas e com acessibilidade”, disse Carlos Moraes.
“O programa está sendo desenvolvido, em Japeri, desde 2010. No entanto, nem todas as etapas foram concluídas. A renovação da parceria vai garantir a execução de todas as etapas previstas, como a impressão da cartilha que foi elaborara e será revisada, a realização de Workshop participativo, capacitação, cursos e seminários”, explicou Luiz Gustavo T. Guimarães, representante da ABCP.
O objetivo do Projeto Mobilidade Urbano – Programa calçado acessível é orientar técnicos da prefeitura, gestores públicos e lideranças dos Conselhos Municipais do Idoso e Da Pessoa com Deficiência que atuam na elaboração de projetos e obras e na formulação de políticas publicas de mobilidade.
“Vamos agilizar a agenda de atividades e em breve divulgaremos as datas”, garantiu Vinicius Oliveira, secretário de Urbanismo e Habitação. Também participaram do encontro Tatiana Reis, assistente administrativo da Firjan – Baixada I, o secretário do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Kerly Bezerra Gustavo, o fiscal da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Carlos Gomes e o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Marcelo  Pimenta.

error: Conteúdo protegido !!