Japeri cria núcleo para capacitação de profissionais da Saúde

Valnei Costa, coordenador da Coordef, conversou com os profissionais sobre a importância da capacitação

Em toda a Baixada Fluminense apenas dois locais contavam com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) da área da Saúde. Na sexta-feira (7), a Prefeitura de Japeri criou o seu próprio núcleo e vai oferecer formação continuada gratuita aos profissionais de todas as unidades. Palestras marcaram o início das atividades, que aconteceram no auditório da Unidade Mista de Engenheiro Pedreira.
“Nossos profissionais não precisarão mais se deslocar para o Cisbaf ou para o município de Duque de Caxias para participarem de capacitações. Em cada encontro serão abordados temas diferentes, que são de extrema importância para todas as áreas da Saúde”, explicou Charles Gonçalves, secretário municipal de Saúde (Semus). O NEP pretende desenvolver diferentes atividades, como cursos, capacitações, troca de experiências e oficinas para os profissionais que atuam nos serviços da área de Saúde. As programações e o calendário serão divulgados através de comunicado interno da Semus.
“A ideia de criar o NEP foi dos enfermeiros Eduardo Paulino e Roberta Lopes, da Atenção Básica, mas toda a secretaria se mobilizou para viabilizar o núcleo. Estamos investindo também nos profissionais, porque uma das principais metas do governo Carlos Moraes é oferecer atendimento de qualidade e humanizado à população”, acrescentou o secretário.
O primeiro encontro do NEP contou com a participação do coordenador geral da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, Valney Costa, que é cadeirante. Ele apresentou a história de sua vida através de uma palestra motivacional. Valney também destacou a importância do acolhimento do profissional de saúde e os serviços que a Prefeitura de Japeri já disponibiliza para as pessoas com deficiência.
Servidores da Secretaria de Saúde preparam palestras. O enfermeiro Lucas Fernandes falou sobre as principais síndromes das Doenças Sexualmente Transmissíveis, como Gonorreia. E a enfermeira Juliana Romero abordou o tema Planejamento Familiar.
Os próximos encontros do NEP acontecerão sempre no auditório da UMEP. Confira as datas e os temas que serão abordados: 11/07 – Suporte básico de vida na Atenção Básica; 14/07 – Consulta de Enfermagem em Puericultura; 19/07 – Consulta de Enfermagem pré-natal de baixo risco; 21/07- Cuidados de Enfermagem com Estomaterapia.

error: Conteúdo protegido !!