Bernardo Ritto faz show hoje no TopShopping

Bernardo Ritto se apresentará no TopShopping hoje. Apesar de carioca da gema, Bernardo sempre teve raízes sertanejas. A inspiração pela música veio de família. Sua mãe costumava cantar nas horas livres para os amigos. Nas canções sertanejas, Bernardo soltava a voz, já mostrando seu talento e a paixão pelo estilo. Com o passar dos anos, o contato com a música foi ficando cada vez maior. Até que, aos 20 e poucos anos, Bernardo decidiu trancar a faculdade de Publicidade e caiu na estrada, em dupla com a mãe.
Depois de se apresentarem em diversos bares, casas de show, eventos corporativos e festas particulares, Bernardo conquistou um público fiel e alçou voos mais altos. Logo, começou a investir oficialmente em sua carreira no segmento que sempre esteve no seu DNA – a música sertaneja. Desta vez, em carreira solo, esteve presente em diversos eventos do mercado sertanejo.
Hoje, aos 33 anos, é vocalista do bloco “Pedacinho do Céu” e lançará o seu primeiro EP, em agosto de 2017, chamado “Simbora”. Através dos seus shows pretende invadir o Brasil com a sua musicalidade e carisma. No repertório, hits de todos os tempos e canções inéditas compostas por ele e parceiros musicais.
A apresentação de Bernardo Ritto acontecerá na nova praça de alimentação, 3º piso, expansão, às 19h.
Casa de Cultura de Nova Iguaçu
recebe feira de moda O Kazulo

No próximo sábado (15) acontece, a partir das 17h, a feira de moda e bazar O Kazulo na Casa de Cultura de Nova Iguaçu. O evento, promovido pela Secretaria de Cultura, busca incentivar o consumo sustentável e a economia criativa na região. A atividade é gratuita e livre para todas as idades.
O secretário de cultura Juarez Barroso considera a iniciativa um investimento nos empreendedores do ramo. “Essa é uma grande oportunidade para esses vendedores e criadores mostrarem seu trabalho para a população. Estaremos sempre de portas abertas!”
Durante o evento, haverá debate com os convidados Canal Plá, Facção Feminista e Baphos Periféricos com o tema “Expressão de Gênero”. Além disso, haverá venda de alimentos com os expositores Cozinha Vegetal e Larica Geek.
A Casa de Cultura de Nova Iguaçu fica na Rua Getúlio Vargas, n° 51. A entrada é gratuita
Produtores culturais de Queimados
disputam prêmio do Ministério da Cultura
Os participantes podem receber até R$ 10 mil. Meta é resgatar culturas populares
Os produtores culturais de Queimados ganharam um estímulo a mais no último sábado (8) para inscreverem seus projetos no Prêmio Leandro Gomes de Barros lançado este mês pelo Ministério da Cultura (Minc). Iniciativas como artesanato, quadrilhas juninas, folias de reis, grupos afro-culturais, de maracatu, jongo, cortejo de Afoxé, Bumba-Meu-Boi, Boi de Mamão, mestres e até personalidades que contribuíram para a manutenção das culturas populares podem ser contempladas com benefícios de até R$ 10 mil. Além das oficinas realizadas em parceria com Minc, os ativistas poderão utilizar a estrutura da Secretaria Municipal de Cultura para a realização das inscrições até o dia 28 de julho. As vagas são limitadas e podem ser feitas no site do Minc: http://culturaspopulares.cultura.gov.br/oficinas/.
Segundo o Secretário Municipal de Cultura, Marcelo Lessa, os profissionais da prefeitura estarão à disposição dos produtores culturais da cidade no preenchimento e envio das inscrições. “Estamos enquanto poder público para ajudar em tudo que for possível para que tenhamos todos os nossos produtores culturais participando deste concurso. Temos muito talento na cidade de Queimados”, destacou.
Segundo o articulador da oficina do Minc em Queimados, Jorge Freire, a intenção do prêmio é resgatar as culturas populares, ajudando os fazedores de cultura a manter seu espaço na sociedade. “O prêmio chega para dar um fôlego para estes produtores culturais que sempre lutaram pela sua arte com muita dificuldade. Também é um prêmio de reconhecimento pelo trabalho realizado”, destacou.
Ativistas Culturais estão confiantes
O lançamento do Prêmio na cidade representou uma esperança de retomada e manutenção das atividades culturais para a maioria dos grupos culturais, destacou o mestre da Folia de Reis Boas Novas de Belém, Ataíde de Souza, conhecido como Nego da Folia que existe em Queimados há mais de 20 anos. “Essa será a nossa oportunidade de continuar com a nossa folia dentro e fora da cidade. Eu já me antecipei e li todo o edital e aproveitei a oficina para retirar minhas dúvidas com os técnicos e estou muito otimista”, enfatizou.
A cultura afro representada tanto pelo grupo Aganju de Eurídice Ambrósio e pelo terreiro de umbanda de Pai Fabrício Caravanas também irão participar do edital.“ Iremos contar nossa trajetória de 103 anos, além da vida e precursor que foi meu avô Custódio Caravana que faria 150 anos este ano e sempre esteve ligado com todas estas atividades culturais e sociais dos negros no Brasil. Em nossa casa já ensinamos jongo, maracatu, capoeira, danças e ritos afro brasileiros, além das ações sociais”, lembrou o líder.