
A Unimed Nova Iguaçu acaba de completar 46 anos no último dia 13. A cooperativa, uma das primeiras a prestar serviços na área de saúde na região da Baixada Fluminense, nascia com um propósito de ser fiel na relação com seus cooperados, prestadores e clientes. Na acanhada sala na Associação Médica de Nova Iguaçu (ainda na Travessa Rozinda Martins, 71, 2º andar, Centro), um pequeno grupo de 60 cooperados, 10 colaboradores e uma secretária deram início à trajetória. E depois de 46 anos de história, a singular tem muitas razões para celebrar: 633 cooperados ativos, uma carteira com 86 mil clientes, mais de 250 colaboradores, uma sede administrativa própria, sete lojas de atendimento ao cliente, uma central de vendas, um centro multidisciplinar, bem como uma situação absolutamente sustentável e saudável econômico-financeira.
Para o diretor presidente, Emilson Ferreira Lorca, existem muitos motivos para comemorar. “Nossa Unimed completa 46 anos. Num mundo globalizado, onde a competição comprime a capacidade de sustentabilidade das empresas, é incomum a sobrevivência de quem está no mercado. As dificuldades são ditadas pela instabilidade econômica do país, em sucessivos ciclos, pela trajetória política conturbada que passamos há muitos anos, exacerbada pela arrecadação predatória de tributos, que nos coloca entre os de maior incidência no mundo, a desesperança do nosso povo, decorrente da perpetuação da miséria, da insegurança, do desemprego, da falência do estado brasileiro, da situação calamitosa que a saúde pública da nossa população foi levada”, destaca.
Mesmo com inúmeros desafios, o presidente tem a certeza de que o êxito de hoje é decorrente da dedicação e do trabalho de muitos. Ele comprova sua fala mostrando, satisfeito, o relatório de monitoramento econômico-financeiro do 4º trimestre de 2016, divulgado pela Unimed do Brasil. Segundo o documento, a cooperativa é a única no Estado do Rio de Janeiro a alcançar a classificação “ótima”, com 99 pontos. “Esse resultado ratifica que a empresa está trabalhando no caminho certo e com responsabilidade, mesmo diante de um cenário nacional adverso”.