Mesquita prepara população para sinal de TV digital

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Em outubro, o sinal analógico de TV será desligado em Mesquita e em outras 18 municípios do estado do Rio de Janeiro. Mas a população não precisa se preocupar. A Seja Digital, entidade não governamental responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, e a prefeitura de Mesquita firmaram parceria para atender a população em pontos instalados em CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e escolas da cidade.

Nos locais, haverá orientação sobre o desligamento do sinal analógico de TV, que acontecerá no dia 25 de outubro, quando a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital.

As famílias inscritas nos programas sociais do Governo Federal ganharão kits que possibilitarão que os aparelhos de televisão analógicos recebam o sinal digital. A iniciativa permitirá que essas famílias continuem utilizando seus aparelhos antigos após o desligamento do sinal analógico, sem a necessidade do descarte das TVs de tubo ou sem conversor integrado.

“A televisão é a principal fonte de cultura e informação das pessoas no Brasil e não podemos permitir que ninguém seja excluído nesse processo de digitalização do sinal de TV”, alerta Cristina Quaresma, a secretária municipal de Assistência Social de Mesquita.

Durante o encontro, promovido na própria sede da Secretaria de Assistência Social, os coordenadores dos CRAS da cidade receberam instruções sobre como acontecerá o processo de distribuição desses kits. A consulta já pode ser feita no portal sejadigital.com.br com o NIS (Número de identificação social) ou ligado gratuitamente para o número 147.

A Seja Digital treinará promotores para esclarecer dúvidas da população nos CRAS da cidade. Além disso, jovens do município serão capacitados gratuitamente como antenistas. Com isso, eles poderão garantir uma fonte de renda com a digitalização do sinal de TV e também auxiliar as pessoas, empresas ou condomínios que precisarem do serviço de instalação dos conversores e das antenas.

“A distribuição desses kits não é apenas uma inclusão digital da população, mas também social. Essa tecnologia beneficia os deficientes visuais, com áudio descrição de imagens, e também os auditivos, com legendas e tradução em libras, por exemplo. E, no futuro, esses avanços tecnológicos serão ampliados e a experiência com a televisão se tornará cada vez mais interativa”, explica Vivian Bilhim, gerente regional da Seja Digital no Rio de Janeiro.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!