Princípio de incêndio assusta população em Mesquita

Agentes da Guarda Ambiental combatem incêndio no bairro Coreia
Divulgação/PMM

A Guarda Ambiental de Mesquita combateu na segunda-feira (17) um incêndio no bairro Coreia. As chamas puderam ser vistas durante a ronda, realizada diariamente, onde os agentes se mobilizaram para combater do fogo, utilizando mochilas costais e abafadores. A Guarda Municipal é um órgão da Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Mesquita (SEMSOP).
De acordo com coordenador de Meio Ambiente da Guarda Civil, Gilmar Jophilis, a equipe acessou o local através do Alto Uruguai, evitando que as chamas atingissem um sítio e casas na proximidade. “Não temos como afirmar, mas de acordo com relato de moradores, o incêndio pode ter sido criminoso, realizado por criadores de pássaros amadores, os chamados passarinheiros, muito comuns na região. Aqui, a população tem o hábito de atear fogo no lixo e como estamos no período de estiagem, é favorável a ocorrência de queimadas”, explicou ele, alertando que até final de setembro é preciso ter mais cuidado e atenção.
Crimes ambientais estão previstos na lei federal de número 9.605/98 e são consideradas infrações quando o fogo deixa de ter controle, se tornando um incêndio. A população deve denunciar ações criminosas ou queimadas em Mesquita através do telefone do Grupamento Ambiental: 2696-1243. Além disso, a prefeitura pede que a população espere a coleta de lixo, que acontece regularmente em todo município, três vezes por semana.

error: Conteúdo protegido !!