Armadilhas para a captura de pássaros silvestres são apreendidas em Queimados

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Agentes da Guarda Ambiental encontraram animais presos após receberem denúncia anônima. As operações serão intensificadas
Rafaela Diniz/Divulgação PMQ

A fim de preservar as unidades de conservação do município, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal do Ambiente, tem intensificado as ações de fiscalização. Na última semana, a Guarda Ambiental do município encontrou diversas armadilhas para a captura ilegal de pássaros silvestres no Parque Natural Municipal Morro da Baleia, localizado no bairro Tricampeão. Quatro animais estavam presos nesses objetos, sendo um Tizil, dois Coleiros e um Canário da Terra. No momento da apreensão, o autor da infração já havia deixado o local e não foi encontrado.
Segundo o artigo 29 da Lei 9605/98 – Lei de Crimes Ambientais – “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente” é crime. O caso foi registrado na 55ª Delegacia de Polícia (Queimados) e os pássaros apreendidos foram encaminhados ao IBAMA. De acordo com o Secretário Municipal do Ambiente, Cacau Nogueira, a Guarda Municipal soube das armadilhas através de uma denúncia anônima.
“Recebemos uma ligação, onde a pessoa dizia ter armadilhas para pássaros naquela Unidade de Conservação. Imediatamente a guarda ambiental foi ao local, onde foi constatado que havia atividade de captura ilegal de animais silvestres. Nosso objetivo é intensificar cada vez mais as ações de fiscalização”, disse.
Segundo o Diretor da Guarda Ambiental, Alex Groetars, “a ronda ostensiva na cidade é feita todos os dias, porém, como são muitas Unidades de Conservação espalhadas, não há a possibilidade de fiscalizar todas ao mesmo tempo. Por isso se faz necessário o apoio da população”.
Ainda de acordo com o profissional, “o período de caça a esses animais ocorre mais na parte da manhã e à noite, o mesmo horário em que os pássaros saem de seus ninhos. Durante o resto do dia, por conta do clima quente, eles procuram abrigo na sombra e em lugares mais frescos”, explica.
Quem souber de alguma atividade ilegal que envolva a captura de animais silvestres, de qualquer tipo, pode denunciar à guarda ambiental, através do telefone 3698-7400 ou pelo e-mail: guardaambiental@gmail.com.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!