COLUNA MARCUS LAURIA – 22/07

Feliz aniversário: Ford Escort XR3 completa 35 anos

O Ford Escort XR3, versão esportiva do compacto que foi um dos maiores sucessos da indústria automotiva mundial, completou 35 anos de lançamento na Europa. No Brasil, o modelo chegou um ano depois, em 1983 – com a mesma aparência do europeu, mas sem injeção eletrônica – e logo se tornou o sonho de consumo de uma geração. Recentemente, o Escort ganhou destaque na mídia mundial com o lançamento de uma nova versão na China.
Com nome derivado de “Experimental Research 3”, o XR3 era equipado com motor 1.6 a álcool de 82,9 cv. Externamente, trazia defletor dianteiro, aerofólio traseiro, teto solar de vidro com persiana interna, faróis de longo alcance com lavadores e de neblina. O interior tinha bancos esportivos e painel bem equipado. Seu visual arrojado também garantia o melhor coeficiente aerodinâmico do mercado na época (Cx 0,385).
Em 1985 o hatch ganhou a versão conversível, um ícone da linha, com sistema de acionamento manual que facilitava a movimentação da capota e vidro vigia traseiro com desembaçador elétrico.
No modelo 1987, o XR3 foi reestilizado com linhas mais suaves e para-choques de plástico envolventes que melhoraram a aerodinâmica, novas rodas de alumínio, aerofólio, painel com iluminação indireta e volante com revestimento imitando couro perfurado.
Em 1989, o Escort XR3 passou a ter motor 1.8 de 99 cv. Na linha 1990, além de aerofólio redesenhado e para-choques e saias na cor da carroceria, o conversível introduziu a capota com acionamento eletro-hidráulico. Em 1991, a série limitada XR3 Fórmula trouxe amortecedores ajustáveis com controle eletrônico, variando a carga conforme a velocidade. No fim da série, esses amortecedores passaram a ser oferecidos como opcionais no XR3 1992.
A segunda geração do Escort nacional foi apresentada em 1992, com distância entre-eixos aumentada de 2,40 m para 2,52 m, que melhorou o espaço interno, e carroceria mais aerodinâmica (Cx 0,35). O XR3 ganhou motor 2.0 de 115,5 cv, com injeção multiponto LE-Jetronic – mais tarde trocada pela EEC-IV –, freio a disco nas quatro rodas e suspensão mais firme, além de faróis de duplo refletor e faróis de neblina no para-choque. Outra novidade da linha foi o lançamento da versão de entrada Escort Hobby, com a carroceria antiga e motor 1.6.
Em 1996, a produção do Escort saiu de São Bernardo do Campo, abrindo espaço para o Fiesta brasileiro, e foi concentrada em Pacheco, na Argentina. A versão esportiva deixou o nome XR3 e passou a se chamar “Racer”. Em 1997, a família teve o esportivo Escort RS, hatch 3 portas com motor Zetec 1.8.
O Escort despediu-se do mercado em 2003, deixando um legado de muitos fãs e inovações durante seus 20 anos de produção.

 

Hyundai New Tucson ganha novas versões

Produzido na planta da CAOA Montadora em Anápolis (GO), o Hyundai New Tucson Turbo GDi 2018, inicia o 2º semestre de 2017 com novidades em sua gama que teve o acréscimo de um novo catálogo de equipamentos em sua versão GLS.
A versão GLS, do New Tucson segue oferecendo os mesmos itens de séria da versão, só que agora com um amplo Teto Solar Panorâmico. A nova versão GLS chega ao mercado, também com: Central Multimídia 7” com Android Auto e Car Play e comandos no volante, ar-condicionado Dual Zone, Controle de Estabilidade e Tração, rodas de liga 17”, rebatimento elétrico dos retrovisores, além de bancos, volante e manopla em couro.
Durante julho, mês de lançamento da nova versão GLS do New Tucson, essa novidade será comercializada em toda a Rede Hyundai CAOA, de R$ 140.970,00 por R$ 138.900,00, para pagamentos à vista.
Outra novidade na linha New Tucson é, em substituição a edição especial apresentada durante o lançamento do veículo, a introdução da versão topo de linha, Limited, que conta com Assistente de Estacionamento, Abertura do porta-malas por sensor de presença, Banco do passageiro elétrico, Detector de Ponto Cego, Farol de LED com faixo auto direcional em curvas, Lanterna Traseira em LED, LED diurno, Luz de Cortesia para o retrovisor e maçanetas, Grade Frontal, Maçanetas e Moldura dos Vidros cromadas, Painel de Instrumentos Super Vision 4.2” TFT LCD e Roda de Liga 18”. A versão Limited chega ao mercado com preço de 159.600,00.
Desde sua versão de entrada, o New Tucson traz itens como botão de partida (Start/Stop), acesso ao veículo sem uso de chave (Smart Entry), ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, ar-condicionado Dual Zone, central de entretenimento com tela touch de 7 polegadas, conectividade Android Auto e Carplay, sensor crepuscular, retrovisores externos com desembaçador, rack de teto para bagageiro, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), assistente em aclives e declives (Controle de Tração – TCS), dispositivo de fixação de cadeirinhas infantis (ISOFIX), airbags laterais e de cortina e bancos em couro com ajustes elétricos para o motorista.

 

Kawasaki Vulcan S 2018 chega com novas

A Vulcan S chega ao mercado brasileiro em novas versões 2018 com novidades que tornam a sua pilotagem ainda mais confortável e divertida. Sucesso de vendas na categoria desde o seu lançamento há dois anos, a linha Vulcan S agora conta também com as versões Special Edition e Café, todas com freios ABS de série.
O visual da nova Vulcan S chama a atenção. A moto traz uma pintura escura, mesclando tons sóbrios de cinza e preto. A frenagem da Vulcan S garante ainda maior eficiência e segurança nas mais diversas situações de pilotagem, com sistema ABS de série, disco de 300 mm com pinça de pistão duplo no freio dianteiro e disco de 250 mm com pinça de pistão único na roda traseira.
O painel de instrumentos traz uma novidade. A versão 2018 ganhou um indicador de marchas – atualização que está presente nos modelos mais recentes da Kawasaki. Assim, o painel ficou ainda mais completo, contando ainda com conta-giros analógico e display em LCD com velocímetro digital, indicador de combustível, relógio e hodômetro.
Com relação à motorização, a Vulcan S 2018 mantém o robusto bicilíndrico paralelo de 649 cc com potência máxima de 61 CV a 7.500 rpm e o torque máximo de 6,4 kgfm a 6.600 rpm. A nova versão recebeu atualizações no catalisador para atender aos requisitos do PROMOT 4 – regulamentação que define os níveis máximos de emissão de gases.
As duas novas versões – Vulcan S Special Edition e Vulcan S Café – mantêm as mesmas configurações técnicas, com um visual diferenciado. A Vulcan S Café se distingue por suas cores e grafismos em verde e cinza e pelo exclusivo defletor que confere o estilo café racer. Já a Special Edition se destaca pela sua refinada pintura Metallic Matte Carbon Gray / Matte Urban City White.

Confira os preços:
Kawasaki Vulcan S 2018: Metallic Matte Carbon Gray – R$ 33.990,00 (frete não incluso)

Kawasaki Vulcan S Special Edition 2018: Metallic Matte Carbon Gray/Matte Urban City White – R$ 34.490,00 (frete não incluso)

Kawasaki Vulcan S Café 2018: Pearl Blizzard White/Candy Lime Green – R$ 35.490,00 (frete não incluso)

 

Cliente argentino atesta qualidade dos caminhões volkswagen

Alejandro Dorta é um empresário da construção na Argentina. Tem três companhias dedicadas ao mesmo negócio e, para todas, confia nos caminhões pesados e extrapesados VW. “Com a marca Volkswagen Caminhões, encontramos uma relação que vai mais além do produto. Mantemos uma frota com veículos novos, com renovação permanente e com a qual nunca tivemos inconvenientes”, assinala o arquiteto.
Os extrapesados Constellation 19.360 e 19.420, com transmissão automatizada V-Tronic, integram a frota para transporte de cimento, pedras e areia, em trajetos de longa distância. “Precisamos de potência para essa operação. E para as viagens maiores, que vão de Mendoza a Misiones, os caminhões Constellation são ideais, carregados com 30 toneladas de materiais”, revela Dorta.
Para equipar os modelos, o motor é o Cummins ISL de 6 cilindros e 9 litros, que segue as normas Euro 5 graças ao sistema SCR de pós-tratamento. Tanto o Constellation 19.360 quanto o 19.420 entregam sua máxima potência a 2.100 rpm. O torque máximo do primeiro é 1.625 Nm na faixa de 1.200 a 1.400 rpm, enquanto o do segundo chega a 1.850 Nm a 1.300 rpm.
No entanto, não só esses extrapesados compõem a frota de Dorta. Sua operação conta ainda com o fora de estrada Constellation 31.280 com tração 6×4 e motor MAN D08 com a exclusiva tecnologia EGR para aplicações na construção civil em diferentes obras que a construtora atende na capital da Argentina e nas zonas oeste e sul da Grande Buenos Aires.

 

Novo sistema de navegação da Volvo tem atualização automática

Os veículos da montadora sueca Volvo passam a contar com um sistema de navegação por satélite que recebe atualizações automáticas — sobre condições da estrada e mudanças de rota, por exemplo — da HERE Technologies, a principal fornecedora mundial de mapas para automóveis.
As atualizações são transmitidas globalmente por meio da nuvem da Volvo, que transfere as informações automaticamente aos modelos equipados com o sistema de navegação Sensus. Entre os carros equipados estão o Volvo XC90, Volvo S90, Volvo V90, Volvo V90 Cross Country e a nova geração do volvo XC60.
Na Europa, América do Norte, Austrália, Nova Zelândia e outros mercados, as atualizações dos mapas são feitas em alta frequência. Quando conectados, os mapas podem ser atualizados diretamente do carro, automaticamente ou manualmente.
A HERE Technologies é a principal fornecedora global de mapas para veículos e vem evoluindo permanentemente para acompanhar as rápidas mudanças do mundo realizando diariamente milhões de alterações em seu banco de dados de modo a proporcionar aos seus clientes um acesso amplo e atualizado a sua base de dados.
Com a conectividade dos veículos aumentando rapidamente, a HERE Technologies acredita que a quantidade de veículos com atualização automática aumente dez vezes até 2020. “Os mapas com atualização permanente são parte essencial de uma condução mais segura e divertida”, disse Ralf Herrtwich, Vice-presidente sênior do setor de Automóveis da HERE. “Com as atualizações, os motoristas da Volvo poderão desfrutar de mapas atualizados no sistema de navegação em mais de 130 países”.

 

Peugeot consolida reestruturação da marca

A Peugeot vive um momento inédito no Brasil, uma fase histórica e avança para ser a principal referência no mercado em termos de qualidade de produtos e serviços. Esse ano, a Marca consolida sua estratégia com base em quatro pilares de atuação, sendo um deles compromissos exclusivos e pioneiros para o cliente em todo o Brasil: O Peugeot Total Care. A iniciativa direciona todas as ações da Marca a partir de uma ruptura completa no cenário brasileiro: são 10 compromissos inéditos que têm como base o respeito ao tempo, a total transparência, a entrega com excelência, o cuidado e o respeito oferecidos ao consumidor.
O Peugeot Total Care é a principal plataforma de diferenciação da Peugeot no relacionamento com o cliente. Por meio dele, a Marca garante, por exemplo, que o consumidor não seja surpreendido por um custo de serviço acima do orçado inicialmente ou por uma “revisão a preço fixo” com valor diferente do divulgado. No caso das revisões, a Peugeot se compromete a realizar todas as programadas em até 24 horas ou o cliente não paga. Se o serviço demorar mais do que quatro dias para ser realizado, a montadora disponibiliza um veículo Peugeot da sua frota reserva – que é a maior do país (são mais de 1 000 carros). Entre outro compromisso está o serviço gratuito de reboque 24 horas por dia no caso de pane ou colisão. Essa oferta tem potencial de beneficiar cerca de 500.000 consumidores independentemente da garantia após a compra, que, no caso da Peugeot, é de três anos. A assistência é oferecida por oito anos – mais do que o dobro do tempo da garantia.

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