
Pensando em despertar o interesse das crianças por atividades que desenvolvam sua criatividade, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, ofereceu às crianças do Cento de Referência da Assistência Social (Cras) São Jorge, uma visita ao Festival Internacional de Animação – Anima Mundi. Os pequenos se divertiram e aprenderam com as oficinas do festival e aproveitaram para fazer muitas fotos.
Segundo o Secretário Municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, essa atividade é importante para o processo de educação das crianças. “Precisamos que as elas estejam interessadas em aprender. Esse tipo de passeio desperta a curiosidade delas e faz com que queiram aprender mais”, explicou.
Foram quinze crianças levadas pela equipe do Cras São Jorge, entre elas Roni Cabral, de 11 anos. “Eu gostei muito do passeio, achei muito legal. Gostei mais da massinha que a gente fez virar filme. Eu até acho que quero ser animador quando crescer”, disse.
Para o Coordenador do Cras São Jorge, Anderson Bernardo, “o objetivo de levar essas crianças num evento deste porte é para que não percam as esperanças em relação ao seu futuro e para que as mesmas possam saber que elas têm o poder de transformar suas vidas e as vidas de suas famílias, se trabalharem duro para conseguir alcançar seus objetivos”.
As crianças assistiram às animações reproduzidas no Centro Cultural dos Correios e após foram às atividades oferecidas no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, onde participaram das oficinas Stop Motion de Massinha e criaram seu cenário a partir da massa de modelar, e o Zootrópio, brinquedo do século XIX, que cria a ilusão de movimento dos desenhos feitos pelas crianças, quando colocadas para girar em seu tambor.
Elas foram acompanhadas pela equipe do Cras São Jorge, o Coordenador Anderson Bernardo, a Assistente Social Emanuelle Baptista, os Agentes Administrativos Vandessa dos Santos e Raphael de Souza e a Estagiária de Serviço Social Bruna Normandia.
O Cras São Jorge é uma unidade que promove a cidadania para os moradores da localidade, oferecendo atendimento aos usuários do território com programas e projetos voltados para a política de assistência social em consonância com as demais políticas e atende os serviços: Programa de atenção integral a família, grupo de convivência e fortalecimento de vínculos, cadastro para o programa Bolsa Família, entre outros.