Meia Ederson: “Vencerei essa batalha”

Meia foi diagnosticado com um tumor no testículo. Manifestações de solidariedade foram postadas nas redes sociais por clubes e amigos
Gilvan de Souza / Divulgação

Após o treino visando o próximo compromisso do Flamengo pela Copa do Brasil, nesta quarta (26), contra o Santos, na Vila Belmiro, uma notícia delicada foi dada à imprensa e à torcida na Sala Victorino Chermont, no Ninho do Urubu. O atleta Ederson foi diagnosticado com um tumor nos testículos e passará por uma operação para a retirada e biópsia do mesmo, devendo ficar fora das atividades do clube por tempo indeterminado.
Em coletiva realizada com o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, o diretor executivo de futebol, Rodrigo Caetano, o jogador Ederson e Marcio Tannure, chefe do departamento médico do Flamengo, a notícia foi dada para todos ao mesmo momento e de forma a explicar quais serão os próximos passos a serem tomados por clube e jogador.
De acordo com o Doutor Tannure, o tumor foi descoberto após um exame mais criterioso para entender o aumento do beta-HCG do jogador, o que originou, inclusive, suspeitas de doping.
“Na última quinta-feira, recebemos uma notificação sobre um resultado analítico adverso de um exame antidoping que o Ederson realizou, com o aumento de uma substância chamada beta-HCG. Temos um controle rígido com todos os nossos atletas em relação ao doping, inclusive realizando anualmente palestras orientando todos eles através da Comissão Brasileira de Doping da CBF. Conversando com o atleta, em quem temos extrema confiança, ele nos confirmou que não havia utilizado nada, mesmo que acidentalmente. Em função disso, e por ser uma substância quantitativa e não qualitativa no doping, que o próprio organismo produz e que, até certa dose, é aceitável, suspeitamos que poderia ser alguma patologia, o que foi uma surpresa para nós. Fomos investigar para entendermos o porquê desse resultado analítico adverso e descobrimos que o atleta tinha um tumor no testículo, que é mais comum em homens nessa faixa de idade, entre 30 e 35 anos, com um prognóstico muito bom”, explicou o Chefe do Departamento Médico rubro-negro, que enumerou a seguir os procedimentos que serão tomados e forneceu um panorama sobre o tratamento.
“Ele passará por uma cirurgia e pelo tratamento. Alguns atletas já tiveram esse tipo de lesão, como o Abidal, Lance Armstrong, o Nenê do basquete, e todos se trataram e retornaram às suas atividades físicas. Temos certeza de que o tratamento será um sucesso. A incidência de bons resultados é de 99%. Ele terá que se afastar um pouco, mas em breve estará de volta para ajudar o Flamengo como sempre fez”, completou Tannure.
O Diretor Executivo do Futbeol, Rodrigo Caetano, explicou o motivo de o protocolo de informações não ter sido seguido para este caso, para privilegiar em primeiro lugar a privacidade do meia-atacante de 31 anos. “O motivo de termos modificado o protocolo é relevante, importante, e até certo ponto delicado. Muitas das vezes pedimos um pouco de compreensão nas informações, justamente porque na celeridade delas acabam sendo cometidos alguns equívocos. Essa semana, recebemos o agente dele e todo mundo imagina que seria uma saída, uma possível transferência. Mas por trás de todos os atletas e dos profissionais dos clubes existem seres humanos que possuem suas fragilidades”, disse Rodrigo Caetano.

Gratidão e fé para superar o problema

Em coletiva no Ninho do Urubu, o atleta falou da descoberta do tumor
Gilvan de Souza / Divulgação

Ederson fez um pronunciamento único, no qual agradeceu aos familiares e companheiros de clube pelo apoio recebido, além de demonstrar serenidade para superar esse obstáculo.
“Nesses momentos é até difícil ter palavras. Foi uma notícia que me impactou muito, porém, sabendo de tudo exatamente como o doutor explicou, estou triste por essa notícia mas também estou muito tranquilo, ciente dos dias que virão pela frente. Sei que será só mais uma batalha em minha vida. Já venci algumas, portanto estou com o pensamento positivo. Só tenho que agradecer muito o apoio que tenho recebido aqui no clube, da direção, do presidente, do Rodrigo Caetano, dos atletas, da comissão técnica. Hoje fiz questão de reunir o pessoal e conversar com eles antes do treino para explicar de forma transparente, para que não haja dúvidas, falsas notícias ou até outros pensamentos. Tenho que dizer que esse é um grupo maravilhoso, de qualidades futebolísticas e humanas maravilhosas. É um dos melhores grupos, se não o melhor, pelo qual passei nesses 16 anos de carreira profissional. Estou muito tranquilo para enfrentar isso tudo com o apoio da minha família e tenho certeza que vencerei essa batalha. Seguirei firme para voltar o quanto antes a fazer o que mais gosto, que é jogar futebol”, disse o camisa 10.

Bandeira de Mello garante apoio
total durante a recuperação

Encerrando a coletiva, o Presidente Eduardo Bandeira de Mello destacou que o atleta receberá todo o apoio do Flamengo durante sua recuperação. “É realmente uma questão delicada. Um problema que será tratado com todo o cuidado e critério que merece. Tenho certeza absoluta, por tudo que já conversei com o Dr. Tannure, que o resultado final será positivo, que tudo vai dar certo e que o Ederson, muito em breve, estará voltando a vestir a camisa do Flamengo. Gostaria de deixar claro o apoio total que o Flamengo dará a ele. Garanto que jamais faltará a ele o apoio do clube, de seus companheiros” disse Bandeira, que nunca teve dúvidas sobre o caráter e correção do atleta, mesmo quando ainda se cogitava ser caso de doping. “Quando tive a primeira notícia sobre o episódio, na quinta-feira, ainda tínhamos um caso positivo de doping. Ainda assim, a posição do clube foi de confiança total no jogador, que todos sabemos que é um atleta exemplar. Deixamos muito claro que o jogador era inocente, independentemente de qualquer coisa, e que daríamos todo o apoio. Com o desenvolvimento do assunto, vimos que ele é efetivamente inocente em qualquer questão de doping, mas, infelizmente, está com uma questão médica que deve ser resolvida e será. Ele terá todo nosso apoio e solidariedade. Tenho certeza que o Flamengo, os atletas, terão mais um motivo para jogar e homenagear o companheiro deles, que estará torcendo por nós e esperando uma recuperação plena e rápida”, concluiu o mandatário.
Mais exames serão realizados no decorrer dessa semana visando a preparação do atleta para sua cirurgia, marcada para a próxima segunda-feira (31). Após o procedimento, o clube informará um prognóstico mais detalhado sobre a recuperação de Ederson. (Fonte: site official do Fla).

Bota, Flu e outros clubes prestam apoio a Ederson

Ontem, Ederson recebeu apoio de diversos clubes incluindo o Botafogo e o Fluminense, adversários do Flamengo, equipe que o jogador defende desde 2015.
“Força, Ederson! Que você tenha uma boa recuperação”, dizia a nota do clube da Estrela Solitária. “Estamos contigo, Ederson, na torcida para que você se recupere o mais rápido possível!”, escreveu a equipe tricolor.
Além dos dois cariocas, outros times da elite do futebol nacional também demonstraram apoio ao jogador. Os quatro grandes paulistas, além do Grêmio, Chapecoense, Ponte Preta, Sport, Cruzeiro e Atlético-GO desejaram uma rápida recuperação para o atleta. Alguns clubes da Série B, como o Internacional e o Juventude, que já contaram com Ederson no elenco, também prestaram suporte.
O Avaí, que conta com o goleiro Douglas, que também já sofreu com um tumor no testículo, publicou uma declaração do jogador dedicada ao meia. “Eu sei do que você está sentindo, do momento que você e sua família estão passando, mas eu sou testemunho vivo de que é possível sim superar, vencer esse momento. Eu, como todo o grupo do Avaí e todos os torcedores, estamos mandando toda nossa força e nosso apoio. Temos certeza, pela minha vida e tudo o que eu passei, pelo profissional e homem que você é, que você vai passar por tudo isso aí, vai voltar a jogar, atuar e fazer feliz a torcida do clube que você defende”, afirmou o goleiro.

 

por Jota Carvalho

error: Conteúdo protegido !!