Mesquita abre exposição sobre importância da mulher negra

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

O Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, foi comemorado em Mesquita com a exposição “A Importância da Mulher Negra no Mundo”.  A data, que festeja ainda o Dia de Tereza de Benguela, líder quilombola que se tornou rainha, resistindo bravamente à escravidão por duas décadas, ganhou destaque em Mesquita com peças do Instituto de Pesquisa Afro Cultural Odé Gbomi, de Nova Iguaçu. O acervo conta com itens que valorizam as mulheres do Egito, da África, no comércio, na fitoterapia, música, além de yabás e mães ancestrais, entre outras.

A atividade que é uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social, contou com a presença da secretária Cristina Quaresma na abertura do evento. A coordenadora de Políticas para Mulheres de Mesquita, Patrícia Xavier, abordou a importância de festejar o Dia da Mulher Negra. “Vivemos num país negro e ainda sim, as mulheres negras estão no topo de muitas estatísticas negativas. Além de homenagens, precisamos buscar políticas públicas que mudem essa realidade para assim, avançarmos na igualdade de gênero e direitos”, disse.

O curador da exposição, Antônio Montenegro, avalia de forma positiva o interesse da prefeitura em trazer a exposição para a cidade. “É sempre bom poder compartilhar cultura e novos conhecimentos. Está sendo um prazer comemorar essa data com a população de Mesquita”, afirma.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Coordenadoria de Políticas para Mulheres e a Coordenadoria de Políticas e Programas de Igualdade Racial.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!