Visão Geral – 26/06

Bola Cheia

Fala-se tanto em choque de ordem, choque disso, choque daquilo. Porém um choque que merece elogios é o da Cultura que a Prefeitura de Belford Roxo vem implementando. Por lá, o setor passa por diversas transformações visando facilitar para o cidadão (ã) da cidade o acesso à arte e a cultura geral. Vale dizer: povo sem CULTURA é povo fácil de ser manipulado. Aplausos!

Bola Murcha

O rendimento dos aposentados tem sofrido duros golpes por conta do fator previdenciário. Governo e parlamentares aliados deveriam lutar pelo bem-estar dos que já cumpriram suas obrigações e merecem um final de vida melhor. Essa questão é um dos pontos da injustiça social que se pratica no país, há décadas.
Desumano.

 

Entre tapas e beijos até 2018

150625 H41Por que o PT e o PMDB só ficam na ameaça de romper relações, mas seguem abraçados no comando da nação e pagam o ônus pelo momento ruim, no qual a política brasileira vive e despenca no conceito da população? Apesar de estremecida, a relação entre o Partido dos Trabalhadores, da presidente Dilma Rousseff, e seu principal aliado, cujo líder maior é seu vice-presidente, Michel Temer, não romperão o ‘caso de amor’ antes de 2018, segundo análises de experts no assunto. Até porque, além do jogo de interesses, a ruptura poderá ocasionar a queda do governo petista. A dobradinha Dilma-Michel é um mal necessário à sobrevivência do PT, hoje nem tão pró-trabalhor assim. Quanto ao PMDB, segue sendo o maior apoiador de governos, nem que seja ‘entre tapas e beijos’, como nos versos do sucesso da dupla Leandro e Leonardo: “E assim vou vivendo/Sofrendo e querendo/Esse amor doentio/Mas se falto pra ela/Meu mundo sem ela/Também é vazio”. Fecha o pano.

Eles querem o trono

Para não fugir à regra do que acontece em ano pré-eleitoral, em Nova Iguaçu já começaram as especulações sobre possíveis candidatos a prefeito em 2016. No facebook, ferramenta virtual muito usada na atualidade, fotos do prefeito Nelson Bornier e de outras figuras, como o vereador Ferreirinha e a deputada federal Rosângela Gomes, aparecem em postagens diversas. Outro citado como postulante ao trono maior do Palácio das Almas é o deputado estadual Rogério Lisboa. Sem contar a última: a federal Clarissa Garotinho pode ser a surpresa.

E agora, Luiz?

A Folha de S. Paulo divulgou no final da manhã de ontem que a Justiça Federal do Paraná recebera, na quarta-feira, pedido de habeas corpus preventivo solicitando que o ex-presidente Lula “não seja preso” pela Operação Lava Jato, caso o Juiz Sérgio Moro resolva fazer com o ex-metalúrgico o que vem fazendo com os donos de empreiteiras e outras pessoas envolvidas no Petrolão. Segundo o jornal, a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Federal da 4ª Região confirmou a entrada do documento.

E agora, Luiz? (2)

A Folha diz ainda na publicação: “Apesar do argumento de que outros partidos podem ser afetados pelos desdobramentos da investigação, a tensão é maior entre petistas. Desde o fim de 2014 a informação que circulava no meio empresarial e político, era de que Marcelo Odebrecht não cairia sozinho, caso fosse preso”. É público que Marcelo e Lula presidente sempre foram unidos em negócios. A empresa patrocinou viagens de Lula ao exterior e ganhou obras importantes na África e América Latina.

Prefeitura de N. Iguaçu responde

“Em resposta a nota que saiu no Jornal de Hoje desta quinta-feira (25), o presidente da Empresa de Limpeza Urbana de Nova Iguaçu (Emlurb), Jorge Paschoal, informou que trata de um vazamento irregular de lixo efetuado, provavelmente, pelos comerciantes locais. Para resolver o problema, a Emlurb já realizou diversas operações de Choque de Ordem em conjunto com a Defesa Civil. Mesmo assim, alguns comerciantes ainda insistem em utilizar o local como ponto de vazamento. A coleta de lixo é diária, inclusive aos domingos. Segundo Paschoal, ainda hoje (ontem), uma equipe será enviada ao local para efetuar a limpeza mais uma vez. Ele pede ainda, que os moradores e comerciantes aguardem o dia e horário da coleta, e que a população denuncie o despejo irregular de lixo pelo telefone 3540-2605”. O local é a Galeria Castelo no centro de Comendador Soares.

Desemprego em alta

O desemprego em seis regiões metropolitanas do país subiu para 6,7% em maio, informou recentemente a Pesquisa Mensal do Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em maio do ano passado, o desemprego estava em 4,9%. A PME produz indicadores mensais sobre a força de trabalho que permitem avaliar as flutuações e a tendência, a médio e a longo prazos, do mercado de trabalho. A pesquisa abrange as regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Desemprego em alta (2)

De março para abril deste ano, a taxa subiu de 6,2% para 6,4%, subindo 0,2 ponto percentual. Já a variação de abril para maio foi de 0,3 ponto percentual, considerada estatisticamente estável. No início do ano, o desemprego era 5,3%, e uma trajetória de alta o levou para 5,9% em fevereiro e 6,2% em maio. Com o resultado de maio, o crescimento do desemprego acumula 1,4 ponto percentual este ano. A taxa é a mais alta já registrada para um mês de maio desde 2010, quando alcançou 7,5%.

Desemprego em alta (3)

Desde então, a taxa vinha caindo na comparação com o mesmo período do ano anterior e registrou sua primeira alta em 2015 frente a 2014.
A população ocupada e a população não economicamente ativa se mantiveram estáveis em ambas as comparações e houve queda de 1,8% no número número de trabalhadores de carteira assinada no setor privado em relação a 2014. Frente a abril, o emprego formal no setor privado ficou estável. Para economistas mais honestos em suas análises, o quadro pode ser pior.

error: Conteúdo protegido !!