COLUNA MARCUS LAURIA – 29/07

Mini Countryman JCW chega este ano ao Brasil

A Mini Brasil confirma a chegada do novíssimo John Cooper Works Countryman ALL4 ao país ainda neste ano. O mais potente integrante da linha MINI Countryman que traz, sob o capô, um motor de quatro cilindros, 2.0 litros, dotado de tecnologia TwinPower Turbo e apto a entregar 231 cavalos de potência, entre 5.200 a 6.000 rpm, e 320 Nm de torque máximo, já a partir de 1.450 rpm até 4.500 rpm. Este bloco está acoplado a uma transmissão automática esportiva Steptronic de oito velocidades e tração nas quatro rodas (ALL4).
Entre os principais equipamentos do Mini John Cooper Works Countryman ALL4 destacam-se: Rodas 19” John Cooper Works Course Spore, bancos esportivos John Cooper Works, MINI Driving Modes, MINI Head Up Display, Sistema de audio Hi-Fi Harman/ Kardon, Tela Touch de 8,8″ com HD interno de 20GB e Touch Controller no console central, sistema de navegação MINI Professional e teto solar panorâmico elétrico em cristal. A data de lançamento do novo MINI John Cooper Works Countryman no mercado brasileiro, assim como o seu respectivo preço sugerido serão anunciados oportunamente.

 

Jaguar apresenta novo XJR575

A Jaguar anunciou o novo XJR575, versão totalmente focada no alto desempenho do sedã mais luxuoso de sua linha de veículos. Para apresentação do novo modelo, a marca britânica promoveu a “entrevista mais rápida do mundo”, entre a piloto profissional e jornalista automotiva Amanda Stretton e o diretor de design da Jaguar Wayne Burgess, a bordo de uma unidade do modelo acima dos 290 km/h.
O XJR 575 é equipado com motor V8 Supercharged recalibrado para desenvolver 575 cv de potência e 700 Nm de torque. Com esse propulsor, o veículo é capaz de sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em apenas 4,4 segundos e atingir os 300 km/h de velocidade máxima, marcas dignas de um superesportivo de dois lugares, mas feita com um sedã grande que transporta até cinco adultos confortavelmente.
O XJR575 estará disponível nas versões standard e longwheelbase – com distância entre-eixos extendida – e os clientes também poderão escolher entre duas cores de carroceria totalmente personalizadas: Azul Velocity ou Cinza Satin Corrys, desenvolvidas por meio de uma parceria entre a Oxford Road e a Divisão de Veículos Especiais da Jaguar Land Rover (SVO).
Por fora, o modelo conta com detalhes como, aerofólio traseiro, saias laterais, pára-choque dianteiro personalizado com entradas de ar mais baixas e acabamento em preto. As duas fendas paralelas no capô para a entrada de ar também são exclusivas nesta versão, assim como as rodas de aro 20 com acabamento escuro, contrastando com as pinças de freio pintadas em vermelho.
Se por fora o modelo chama a atenção, por dentro esse aspecto fica ainda mais evidente com soleiras em alto relevo personalizadas para a versão, assim como as costuras dos bancos em couro, que fazem menção aos seus 575 cv de potência.
A alta tecnologia é garantida, por exemplo, pelo sistema de conectividade Wi-Fi via 4G que comporta até oito dispositivos diferentes conectados de forma simultânea. Mais que isso, o XJR575 conta com um atualizado sistema de entretenimento totalmente comandado por uma tela central de 10 polegadas sensível ao toque.
Por ela, da mesma maneira que em seus smartphones, os clientes podem navegar por recursos de navegação via satélite, além de criar páginas iniciais customizadas ao seu gosto, com ícones de atalho para seus aplicativos favoritos.
O XJR575 também conta com sensores de detecção de tráfego intenso, que funciona de forma a aletar o motorista quando o trânsito à frente está parado, especialmente em situações de baixa visibilidade.
Ideal em situações de distração por parte do motorista ou ambientes de pouca visibilidade, o sistema de monitoramento de condução dentro da faixa de rolagem (Line Keep Assist) avisa o motorista por meio de vibrações no volante quando o veículo está mudando de faixa sem a intenção do motorista. Ele também é capaz de manter o veículo na mesma linha automaticamente.
Outra tecnologia que merece destaque é o sistema autônomo de frenagem de emergência (AEB) que utiliza uma câmera stereo para monitorar as mais diversas situações de tráfego à frente do veículo e, em caso de emergência, consegue de forma automática frear o veículo totalmente (caso ele esteja a, no máximo, 60km/h) para evitar um acidente.

 

Viação cometa renova frota com ônibus Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz comercializou um lote de 54 chassis rodoviários dos modelos O 500 RSD 6×2 e RS 4X2 para a renovação de frota da Viação Cometa, uma das maiores e mais tradicionais empresas de transporte de passageiros do País. Os veículos vão realizar viagens de curtas, médias e longas distâncias no transporte rodoviário a partir de setembro, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.
“A Mercedes-Benz tem 95% de participação na frota da Viação Cometa, composta por 650 ônibus.”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Temos uma forte relação com o Grupo JCA, detentora também da Empresa 1001, que comprou 17 ônibus urbanos do modelo OF 1721 L neste ano.
Entre os destaques dos novos ônibus da Viação Cometa estão os recursos tecnológicos do conjunto de controle de estabilidade – Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), Sistema Eletrônico de Freios (EBS) a disco, Suspensão Pneumática Controlada Eletronicamente (ECAS), trazendo mais segurança para os motoristas e passageiros nas viagens.
Além das rodas de alumínio e a caixa automatizada Mercedes PowerShift GO-240 de 8 marchas com retarder acoplado, garantindo mais economia de combustível e redução no custo operacional do cliente.

 

Nissan entrega primeiro Kicks PcD em São Paulo

A Nissan passou a atuar no segmento de PcD e os clientes já estão descobrindo as vantagens de comprar um carro com a qualidade japonesa. Flavio Tamura recebeu as chaves do seu Nissan Kicks S Direct, exclusivo para PcD, na concessionária Itavema Japan, em São Paulo. O empresário foi o primeiro comprador do modelo, que começou a ser fabricado em Resende no mês passado, e optou pela cor branco perolado.
Cliente da marca há 5 anos, Flávio já teve outros carros da Nissan. “Eu sempre gostei da Nissan, principalmente pela qualidade japonesa que a marca entrega. Meu primeiro modelo foi um Livina, que sempre atendeu bem minhas necessidades como cadeirante”, diz ele.
Flavio viu o Nissan Kicks durante a primeira aparição global do modelo, na véspera dos Jogos Olímpicos, em maio do ano passado no Brasil. Desde então, estava aguardando que o modelo PcD chegasse às lojas. “Já tinha providenciado a documentação com antecedência, para ser o primeiro a pedir o carro. E, assim que o Kicks S Direct foi lançado, corri para concessionária para comprar o meu. Em menos de 15 dias, o carro já estava na minha mão”, completa.
Por ser cadeirante e ser alto, o espaço interno foi crucial para a escolha de Flávio. “Tenho um 1,80m e, por isso, minhas pernas não se acomodam bem na maioria dos carros. Mas com o espaço interno do Kicks, consigo dirigir de maneira muito confortável”, explica o empresário que também aprovou o tamanho do porta-malas de 430 litros, onde carrega sua cadeira de rodas.

 

Subaru amplia campo de provas no Japão

A Subaru Corporation anunciou que está trabalhando na atualização das pistas de testes do campo de provas Bifuka Proving Ground, que integra o núcleo de pesquisa e desenvolvimento, o Subaru R&D Center, situado em Hokkaido, no Japão. Esse investimento visa o desenvolvimento de tecnologias avançadas de assistência ao motorista.
O Campo de Provas de Bifuka foi inaugurado em 1995, com o objetivo de promover testes de condução de inverno na neve. O local conta com uma área de 361 hectares (3.610.000 m²) e, além dos traçados para testes de condução de inverno, o centro também inclui outras pistas e áreas para a realização dos mais variados tipos de avaliações.
Como parte das iniciativas para o fortalecimento da marca Subaru a médio prazo, a empresa está trabalhando intensamente no desenvolvimento e evolução da sua tecnologia de condução EyeSight, sistema de segurança que identifica a proximidade de obstáculos e pedestres, com o objetivo de se tornar a marca número um em segurança.
Para acelerar esses esforços, a empresa construirá novas pistas de testes no campo de provas Bifuka Proving Ground, para o desenvolvimento de tecnologias avançadas de assistência ao motorista, incluindo condições como curvas em vias expressas, interseções de ruas e avenidas nos grandes centros urbanos, fusão ou divergências de vias expressas, entre outras. Além disso, também serão adicionadas pistas que simulam as superfícies das estradas da América do Norte.
Serão investidos, aproximadamente, três bilhões de ienes nas instalações, sendo que o início das atividades está previsto para o segundo semestre do ano fiscal de 2017 (que terminará em março/2018).

 

CNH digital entra em vigor a partir de fevereiro de 2018

A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) foi aprovada na última terça-feira (25), em reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), conforme proposta pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo. A CNH Eletrônica é a versão do documento com o mesmo valor jurídico da impressa, em razão da adequação à Medida Provisória nº 2200-2/2001, mas com vantagens adicionais, oferecendo aos cidadãos mais praticidade, por meio de aplicativo usado em smartphone.
“Estamos dando um passo à frente, desburocratizando o processo. Há um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento. Com isso, quem esquece a CNH em casa, não estará sujeito à multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital”, destaca o ministro das Cidades, Bruno Araújo.
Com esta ferramenta de grande relevância, os motoristas poderão apresentar o documento de porte obrigatório, em formato digital, que poderá ser comprovado pela assinatura com certificado digital do emissor ou com a leitura do QRCode.
Além disso, com esse dispositivo, os agentes de trânsito poderão consultar os dados dos documentos por meio de um aplicativo de celular, que está em fase de testes, que fará a leitura do QRCode, como já é realizado com a CNH impressa.
“Não medimos esforços para atender da melhor forma possível o cidadão, que está a cada dia mais conectado. A sociedade mudou e nós temos que acompanhar e facilitar os meios de identificação”, concluiu Bruno Araújo.

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