Diversão e Lazer – 01/08

Queimados terá mostra modernista

Mostra “Sensações e Vibrações”, do artista plástico Marco Monson, conta com 20 pinturas a óleo e explora a cor e a sensibilidade feminina
Alziro Xavier

Os traços, as cores e curvas do corpo feminino, dentro de uma atmosfera de brasilidade, com ecos da pintura modernista, estão presentes na obra do artista plástico Marco Monson, que estará em exposição em Queimados durante quase um mês. Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a mostra será aberta oficialmente na sexta-feira (4), às 18h e ficará em cartaz até 2 de setembro. O trabalho conta com 20 pinturas a óleo do acervo do artista que ultrapassa 500 obras. A visitação é gratuita.
A Secretaria Municipal de Educação fica localizada na Rua Hortência, nª 06 – Centro. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados, das 13h às 17h. Os tamanhos das telas variam entre 2×1 e 1×1,40 metros.  Elas são inspiradas no modernismo de Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.
“Os artistas modernistas sentiam a necessidade de mudar o meio em que viviam, experimentando novos conceitos. Essa exposição será uma ótima oportunidade dos nossos alunos terem acesso à cultura e entender alguns dos traços que marcaram um dos principais movimentos da arte brasileira”, acredita o secretário de Educação de Queimados, o professor Lenine Lemos.
Já o autor da exposição Marco Monson ressalta que as suas pinturas destacam o ser humano, em especial às mulheres. “É uma mostra de pinturas, óleo sobre tela, figurativa com foco no modernismo. Valorizando o ser humano, especialmente as mulheres e as crianças em sensações, luzes e cores numa atmosfera de brasilidade”, explicou.

Mais sobre o autor

Marco Monson é carioca de Campo Grande, Rio de Janeiro/RJ, e desde sua infância, nos anos de 1960, demonstrou interesse e aptidão pelas artes visuais. O artista é autodidata e, após orientações de uma amiga artista plástica, foi ampliando seus horizontes e projetando suas emoções em suas obras. A mulher e os tons de terra predominam nos seus trabalhos. A cor e a sensibilidade no registro de figuras femininas que invadem suas telas são marcadas pela sobreposição de imagens. O artista plástico recebeu premiações em exposições diversas e já participou de dezenas de mostras coletivas e individuais.
Ele foi professor durante 30 anos e hoje vive exclusivamente da arte. Sua maior obra “Sensações e Vibrações” conta com mais de 500 telas inspiradas no modernismo de Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.  Suas telas são marcadas pela sobreposição e a ausência de traços faciais, projetando as emoções em suas obras. A negritude também muito presente em seus trabalhos, é inspirada em Di Cavalcante, já a presença das crianças, veio do tempo em que o artista era professor. Outra série mais abstrata do autor, chamada “nós”, já conta com 20 telas, mas ainda não tem data e local para ser apresentada.

 

 

Exposição fotográfica “Trabalhadores de Nova Iguaçu”

Legenda: A mostra terá imagens de trabalhadores em diferentes ofícios, como cozinheira
Flávio Lara

De hoje até o dia 31 de agosto, o TopShopping receberá a exposição fotográfica “Trabalhadores de Nova Iguaçu”. As fotos mostram o dia a dia de trabalhadores da região nos mais diferentes ofícios, como: cozinheiro, comerciante, manicure, jornaleiro etc. Os personagens foram clicados pelo fotógrafo Flávio Lara, e o objetivo da mostra é homenagear os trabalhadores do município.
O trabalho foi realizado pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR) e à Prefeitura de Nova Iguaçu.
A exposição será realizada no 3º piso, expansão, próximo às escadas rolantes de acesso ao cinema. O horário será de segunda a sábado, das 10h às 22h e domingos e feriados, das 12h às 22h. A entrada é gratuita!

 

 

Samba e choro nas terças de agosto do Grande Rio

Shows terão no repertório canções de nomes como Pixinguinha, Cartola, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim, Nelson Cavaquinho, Candeia, Altamiro Carrilho e tantos outros

O Shopping Grande Rio traz para o público, toda terça-feira do mês de agosto, clássicos do samba e do choro. Os shows acontecem na Praça de Alimentação, às 19h. Entrada gratuita.
A atração é uma parceria com a Associação de Movimento de Compositores da Baixada – AMC, que apresenta um repertório dedicado a grandes nomes como, Pixinguinha, Cartola, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim, Nelson Cavaquinho, Candeia, Altamiro Carrilho e tantos outros.
O show tem a proposta de trazer para o cenário cultural, nomes da música regional, sendo uma vitrine para artistas da Baixada, além de uma opção de entretenimento aos moradores. A AMC é uma entidade sem fins lucrativos, que oferece aulas de música, criada em fins de 1991. A proposta dos músicos é ser uma alternativa de informação e formação profissional para jovens e crianças de baixa renda, através de aulas de música ligadas às raízes da cultura brasileira, tendo como prioridade os estilos de choro e o samba de raiz.

error: Conteúdo protegido !!