Prefeitura prepara esquema especial para volta às aulas

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) inicia, às 6h de hoje, a Operação Volta às Aulas com um efetivo de 120 guardas

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) inicia, às 6h de hoje, a Operação Volta às Aulas com um efetivo de 120 guardas atuando na fiscalização e orientação do trânsito e no patrulhamento das escolas da rede municipal em todas as regiões da cidade. Do total, 50 guardas são da Subdiretoria Técnica de Trânsito (Subtran) e atuarão nos principais corredores de grande concentração de escolas, em especial, as particulares que registram movimento mais intenso de veículos. Os outros 70 agentes são do Grupamento de Ronda Escolar (GRE) e estarão em acessos a escolas municipais próximas a vias de grande movimento, orientando a travessia de alunos e observando alterações na rotina da unidade.
Durante o período do recesso escolar, o efetivo da Ronda Escolar participou de ciclo de palestras para atualizar conhecimentos sobre legislação e aprimorar técnicas e formas de abordagem a crianças em situação de risco ou em casos de atos infracionais. Os guardas do grupamento retomam na terça a agenda de visitas às unidades escolares e ações educativas com atividades lúdicas e palestras que tratam de temas como violência, ullying, dengue, uso de redes sociais e educação no trânsito.
Na primeira semana, as equipes de palestra e de atividades lúdicas participarão de campanha promovida pelo comando da GM-Rio para reforçar conceitos de segurança, contando com os bonecos Justo e Linda e distribuição de folhetos educativos. Um deles é voltado aos motoristas, com foco em orientações sobre o trânsito. O outro tem o foco nos pais e responsáveis que levam as crianças para a escola, contendo dicas de segurança como “Certifique-se de que seu filho entrou em segurança na escola” e “Oriente seu filho a não falar com pessoas estranhas e nem em entrar em veículos desconhecidos”. A ação também foi realizada em fevereiro, no início do ano letivo escolar.
“Nos primeiros dias, reforçamos as ações para proporcionar um ambiente acolhedor e seguro, tanto no trânsito quanto com as atividades do Grupamento de Ronda Escolar. Nossas equipes de patrulheiros e de atividades socioeducativas estão presentes na rotina das escolas dando suporte às direções e também no contato direto com alunos e responsáveis, para auxiliar na solução de problemas”, destacou a inspetora geral da Guarda Municipal, Tatiana Mendes, idealizadora da Ronda Escolar.
A Subtran fará o monitoramento do trânsito, orientando os motoristas e auxiliando na travessia de pedestres para dar fluidez ao trá- fego nos principais corredores viários da cidade. O esquema operacional é por tempo indeterminado. Os 50 guardas estarão distribuídos em pontos estratégicos de 37 escolas que registram grande movimento de veículos nos horários de entrada e saída de alunos. Alguns dos corredores são: Rua São Clemente, em Botafogo (via de acesso aos colégios Corcovado, Santo Inácio e Britânico); Visconde Silva, no Humaitá (Colégio Andrews); Av. Maracanã, no Maracanã (CEFET); Rua Ernani Cardoso, em Cascadura (Escola Municipal Paraná); e Rua Ivo Prado, em Campo Grande (Escola Municipal Maria Montessori).
Na abordagem, os guardas vão orientar motoristas para que evitem, por exemplo, obstruções de ruas e cruzamentos causadas por filas duplas no embarque e desembarque de alunos, com reforço em pontos que, porventura, apresentarem congestionamento. Casos de desobediência às regras de trânsito e às orientações passadas pelos agentes serão coibidas com a aplicação de penalidade.
Além do monitoramento do trânsito, as equipes da Subtran também vão realizar campanha educativa para conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância de se respeitar a faixa de travessia. A ação acontece desde maio, semanalmente, em três vias do Centro e das zonas Norte e Oeste, indicadas pela CET-Rio por apresentarem índice de acidentes, e será levada para o entorno das escolas monitoradas pela operação. A campanha utiliza faixas de conscientização com frases de impacto para alertar motoristas sobre a importância de se respeitar o semáforo e não avançar o sinal vermelho, deixar a faixa de pedestres livre para os pedestres e não fechar o cruzamento. Para os pedestres, o alerta é para atravessar a rua sempre na faixa.

Dicas aos motoristas

Procure chegar antes para evitar o fluxo de veículos
Obedeça a fila indiana
Não pare o carro em local indevido, como filas duplas
Não ocupe calçadas, porque isso dificulta a passagem de pedestres
Faça paradas rápidas no embarque e desembarque
Oriente seus filhos sobre a travessia, recomendando o uso da faixa de pedestre
Combine previamente com o seu filho um ponto de encontro para o embarque e desembarque, antes ou depois do portão da escola ou em ruas transversais
Esteja sempre atento à sinalização e siga as orientações do guarda municipal

Dicas aos pais

Não esqueça a identificação escolar do seu filho
Oriente seu filho a não falar com pessoas estranhas e nem entrar em veículos desconhecidos
Alerte o seu filho sobre o perigo de comprar balas e outros doces no entorno da escola
Dê a mão ao seu filho quando atravessar a rua, e use meios seguros como a faixa de pedestres e a passarela
Certifique-se de que seu filho entrou em segurança na escola
Em caso de emergência, ligue para a direção da escola ou peça ajuda à Prefeitura (1746) ou à Polícia Militar (190)
Combine previamente com o seu filho um ponto de encontro próximo ao portão da escola
Siga sempre as orientações do guarda municipal

error: Conteúdo protegido !!