Desenvolvimento Urbano da Região Metropolitana em pauta

O arquiteto Vicente Loureiro será um dos participantes da audiência pública que será realizada em Mesquita
Paulo Tauil

O arquiteto Vicente Loureiro, da Câmara Metropolitana de Integração Governamental, estará amanhã em Mesquita, para realização de uma audiência pública, onde serão validadas as propostas do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana. A atividade está marcada para às 18h30, no auditório Zelito Viana, localizado na sede da prefeitura.
O evento é um desdobramento da participação dos técnicos  das prefeituras da região Metropolitana do Rio de Janeiro, em especial Mesquita, nas  reuniões e encontros promovidos pela da Câmara Metropolitana de Integração Governamental, órgão  do governo do estado do Rio de Janeiro.
Na  última quarta-feira, dia 26 de julho, foi apresentado o Plano Diretor Urbano e de Mobilidade do Projeto de Desenvolvimento do Eixo Pavuna–Arco Metropolitano, juntamente com o consórcio TECTRAN-SYSTRA / ATELIER PARISIEN D’URBANISME-APUR. Marcaram presença o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente (SEMMURB) de Mesquita, Luney Martins, o secretário Adjunto de Planejamento (SEMGAP), Bruno Bondarovsky, o secretário de Obras e Serviços Públicos (SEMOSPEDEC), César Mariano, e o secretário de Transporte e Trânsito (SETRANS), Fernando Gonzalez.
A apresentação do plano foi realizada no Palácio Guanabara e apresentada pelo diretor executivo da Câmara Metropolitana do Estado, Vicente Loureiro. O objetivo foi mostrar um  projeto com a possibilidade de modernização e restruturação  do ramal ferroviário existente, sem interferir nas operações do no transporte de carga, hoje administrado pela empresa MRS Logística. Ao todo, são 18 quilômetros de extensão que ligam o bairro de Santa Rita, em Nova Iguaçu, até a Pavuna, passando por São João de Meriti, Mesquita e Belford Roxo, onde o estudo revela a possibilidade de implantação de um VLT para transporte de passageiros, atendendo a uma faixa urbana com ocupações que podem chegar a 600.000 pessoas.
Para Luney Martins, a proposta de transportar passageiros através de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) no ramal que hoje é exclusivo de cargas, vai trazer desenvolvimento  para a região. “É importantíssimo para Mesquita ser beneficiada por um projeto dessa envergadura e natureza. A cidade vai crescer e com isso, precisamos ter opções de verticalização e de controle urbano de adensamento populacional. Esse é um conjunto de fatores que fazem parte de planejamento que está sendo realizado pela Câmara Metropolitana. O órgão está olhando os municípios da região, como um todo, e propondo grandes intervenções para proporcionar um desenvolvimento controlado promovendo   melhorias em toda Baixada Fluminense”, afirma o secretário da SEMMURB.
A região que tem grande potencial de desenvolvimento urbano e econômico, de acordo com o diretor-executivo do Grupo Systra, Marc Olivier Maillefaud, com a modernização do trecho, vai oferecer diversos benefícios para a população. “Apesar de ter mais de 400 mil moradores e ser um território bem povoado, na região só existe o modal de transporte por ônibus. Com o estudo de viabilidade, vamos buscar soluções para recuperar este corredor, dando a ele não só dimensão de mobilidade, mas também de qualificação urbana”, disse Maillefaud.
Além de Mesquita, o evento no Palácio Guanabara contou com a presença de representantes dos municípios de Belford Roxo, São João de Meriti, Nova Iguaçu e do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Transporte, do consórcio Lerner/Quanta – Plano Modelar a Metropole, Supervia, TransÔnibus e RioTrilhos.
A Prefeitura de Mesquita fica na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, nº 120, Centro. A atividade é aberta para a sociedade civil.

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