Hospital Melchiades Calazans dobra capacidade de leitos

A partir de agora a unidade conta com 70 leitos e poderá realizar cerca de 300 cirurgias mensais
Everton Barsan/SES

Inaugurado há pouco mais de um mês, no dia 24 de junho, o Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia da Baixada Fluminense Melchiades Calazans (HTO Baixada) dobrou sua capacidade de atendimento. Foram inaugurados, ontem, mais 35 leitos, e a unidade passou a contar com 70 leitos e capacidade para realizar 300 cirurgias mensais. Além disso, dentro de 30 dias será inaugurado também o Centro de Tratamento a Queimados (CTQ). O HTO Baixada já se tornou referência em cirurgias ortopédicas para todo o estado e em especial para a região da Baixada.
“Este hospital é uma reivindicação antiga dos municípios da Baixada Fluminense, que têm uma carência por cirurgias ortopédicas. Já realizamos cerca de 170 cirurgias eletivas. Isso quer dizer que pacientes que estavam nas unidades de emergência foram atendidos e em sua maioria já estão em casa. Estamos diminuindo a superlotação e atendendo com qualidade. Com essa ampliação dos leitos poderemos absorver muito mais gente”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.
Funcionando nas instalações do antigo Hospital Estadual Melchiades Calazans, em Nilópolis, o HTO Baixada conta com enfermarias adulto e pediátrica, seis leitos de CTI e seis salas de cirurgia. Os procedimentos realizados na unidade são de média e alta complexidades, incluindo cirurgias de fêmur, joelho, quadril, mão e pé. Todo o atendimento é agendado pela Central Estadual de Regulação.
“Já estamos absorvendo pacientes de todo o Estado e especialmente das principais unidades da Baixada. Dentro de 30 dias vamos inaugurar também o Centro de Atendimento aos Queimados. E nossa proposta é crescer cada vez mais”, disse Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, diretor geral do HTO Baixada.
Mesmo com pouco tempo de funcionamento o HTO já conseguiu desafogar as unidades de emergência da Baixada. No Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Posse), por exemplo, o número de pacientes que aguardam por uma cirurgia ortopédica já foi reduzido em 36,6%, enquanto no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, essa redução é de 28%.
Um dos primeiros pacientes atendidos na unidade foi André Luis Brito, de 27 anos, que estava em tratamento no Hospital da Posse e teve a cirurgia agilizada no HTO. Ele caiu enquanto jogava futebol e quebrou o ombro.
“O atendimento foi ótimo, fui bem tratado por toda a equipe. Minha recuperação está sendo muito boa e na semana que vem vou voltar ao hospital para uma avaliação. Estou ansioso para voltar a ter uma vida normal”, disse André.

error: Conteúdo protegido !!