Projeto em Japeri vai beneficiar cinco mil famílias

A obra da Prefeitura de Japeri será realizada ao longo de dois quilômetros de extensão no entorno do canal Teófilo Cunha
Divulgação/PMJ

Cerca de 5 mil famílias que residem na região do Cajuri, em Engenheiro Pedreira, no município de Japeri, vão ganhar dois quilômetros de extensão de área urbanizada, no entorno do canal Teófilo Cunha, com direito a pista de caminhada, espaço para prática de atividades físicas ao ar livre e de convivência, além de uma ciclovia.
O projeto, que envolve investimentos iniciais de mais de R$ 750 mil em recursos do Ministério das Cidades, com a contrapartida da Prefeitura, vai beneficiar os moradores do entorno das avenidas Alberlândia e Laura, estrada da Saudade e Rua Maria José.
Para o prefeito Carlos Moraes, as obras, que deverão ser iniciadas até o fim do ano, serão um estímulo às atividades físicas e a uma vida mais saudável para a população beneficiada.
“Temos que investir muito ainda em obras de infraestrutura, que são prioridade para nossa população. Mas, o lazer e o bem-estar do nosso povo não podem ser deixados de lado”, explica Moraes.
O prefeito anunciou ainda que pretende criar mais 12 quilômetros de ciclovia interligando toda a cidade, até o fim de seu governo. “É que grande parte da população tem na bicicleta seu principal veículo de locomoção para o trabalho, passeio, escola e outras atividades”, justifica.
Secretário Municipal de Urbanismo e Habitação, Vinícius de Oliveira Araújo disse que todo o trecho a ser urbanizado vai ganhar também paisagismo, com flora que possa atrair pássaros, borboletas e insetos não nocivos, além de calçadas acessíveis e iluminação especial, com tecnologia de LED na pista, jogando feixes de luz no chão e placas de sinalização.
Na avaliação do secretário, o projeto urbanístico vai criar impacto social e cultural. “Hoje, as pessoas da região costumam fazer suas atividades físicas caminhando até o Campo de Golfe Público, no bairro São Jorge, ou Marajoara. Agora, vamos oferecer uma segunda opção no entorno do canal Teófilo Cunha”, sinaliza.
Ainda de acordo com Vinícius Araújo, a ideia do projeto é também revitalizar o canal Teófilo Cunha, que corta a região, hoje totalmente assoreado por ações danosas dos próprios moradores da região.
“Infelizmente, as pessoas jogam ali todo tipo de lixo, incluindo animais mortos, sofás, guarda-roupa, geladeiras e, pro aí afora. E, quando chove, acontece o drama que todo mundo já conhece”, lamenta o secretário.
“Temos que pensar a cidade para as pessoas. Por isso, vamos fazer uma reeducação sociocultural no entorno da área beneficiada pelo projeto. Uma pessoa com corpo e mente sadios, terá certamente melhor qualidade de vida. E o que me deixa triste, às vezes, é perceber que as pessoas nem sempre tem orgulho da cidade onde moram. Precisamos mexer com a autoestima dessa gente para que se diga que Japeri é uma cidade bela, agradável e boa pra se viver”, observa Vinícius Araújo.
O projeto de urbanização para a região do Cajuri envolveu ainda muita articulação junto ao governo federal da Secretaria municipal de Assuntos Institucionais, Ciência e Tecnologia para a liberação dos recursos.
“Existe uma determinação explícita do prefeito Carlos Moraes no sentido de nos empenharmos ao máximo em busca de recursos, em Brasília, para obras que atendam às demandas da população”, explicou a secretária Valéria Carla Barbosa.

error: Conteúdo protegido !!