
Foto: Francisco Filho
Profissionais do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (Paismca), da secretaria de Saúde de Mesquita, realizaram ontem uma capacitação com enfermeiros para distribuição de 1.500 Cadernetas da Gestante. O documento foi elaborado pelo Ministério da Saúde para substituir o cartão da gestante e visa servir de instrumento, mais completo, de avaliação para os profissionais no acompanhamento da saúde da mãe e do bebê.
A reunião, realizada no auditório Zelito Viana, na prefeitura, contou com a presença do diretor da Atenção Básica, Marcelo Rosetto e da coordenadora da Rede Cegonha da Região Metropolitana I e responsável pelo Programa Jovem Mãe, Gleice Melo, que ressaltaram a importância da nova caderneta e do manual da gestante, criado para orientar melhor as mulheres sobre seus direitos sociais, de saúde e trabalhistas durante o período da gestação.
Gleice explicou que com a implantação da Caderneta da Gestante em todas as unidades de saúde, a expectativa é de que ocorra maior adesão das gestantes ao pré-natal, instrumento essencial para que mãe e bebê alcancem o momento do parto com saúde e segurança. O Ministério da Saúde recomenda um mínimo de sete consultas de pré-natal, além da participação em ações educativas, avaliações físicas, exames laboratoriais e de imagem de forma periódica, atualização vacinal, entre outros atendimentos.
A enfermeira Alícia Santos, do Paismca, explicou aos enfermeiros como utilizar a caderneta, que conta com uma série de informações relevantes sobre as transformações pelas quais a gestante passa, exames necessários, tamanho do bebê, peso, vacinas, cuidados indispensáveis durante a gravidez, alimentação, prática de exercícios, sexo na gestação, mitos e verdades e muito mais. “Nesse documento a gestante encontra tudo sobre esse período tão importante na vida da mulher. O objetivo é orientá-las durante as consultas e no puerpério, período logo após o parto, sem falar nos primeiros cuidados com o bebê e sobre a importância da amamentação”, ressaltou a enfermeira.