ESPAÇO MOTOR, por JOÃO MENDES – 05/08

JAC T40 vem pra marcar presença

A JAC Motors acabou não construindo sua fábrica no Brasil, isso ainda pode acontecer, mas acaba de lançar o modelo que seria o seu primeiro carro brasileiro, o SUV compacto T40, que é produzido na China. Testei o carro em vários ambientes, urbano e estrada, asfalto, paralelepípedos e terra, e o carro se portou muito bem. Usando etanol como combustível consumiu, em média, pouco mais de 10 km/l e olha que forcei umas esticadas e o carro estava pesado com quatro adultos e algumas malas. Era para ser chamado de T4, seguindo a nomenclatura dos outros carros da JAC, mas como aqui no Brasil tem o Troller T4, o Presidente da JAC Brasil, Sérgio Habib, decidiu pelo T40. O modelo tem o mesmo motor do T5 Flex, 1.5 16V VVT que desenvolve 127 cavalos e o câmbio é manual de 5 velocidades mas provavelmente em fevereiro de 2018 chega o câmbio automático CVT para o modelo. Gostei muito do desenho e dos muitos detalhes da carroceria e do interior que tem um aspecto que mistura luxo e esportividade. Ele foi desenhado no estúdio da JAC em Turim, na Itália, e neste quesito ficou melhor do que a maioria de seus concorrentes. O T40 também é um pioneiro, é o primeiro carro comercializado no Brasil com câmera frontal que grava, dependendo do cartão de memória, até as últimas 5 horas em que o carro esteve ligado e na sequência vai gravando e cima das imagens mais antigas. Outro destaque é o espaço interno, é o mais largo da categoria e tem o maior porta-malas com capacidade de 450 litros. O T40 também tem todos os recursos eletrônicos para dar mais segurança, freios a disco também nas rodas traseiras e sete air bags de série. Aliás, o único opcional é a pintura bicolor. O T40 já esta sendo comercializado em duas opções, Pack2 por R$56.990 e Pack3 por R$58.990, que já vem com multimídia de 8”, piloto automático, câmera frontal, câmera de ré com sensor de estacionamento. Pela diferença de preço das duas versões eu aconselho a comprar a versão top que tem preço bem melhor que todos os veículos concorrentes.
Toyota Corolla XEi, luxo e liderança

O Toyota Corolla é um fenômeno, já foram produzidas mais de um milhão de unidades no Brasil e em julho manteve a liderança do segmento dos sedãs médios vendendo mais que o dobro de seus concorrentes. Em julho o Toyota Corolla teve 6.250 unidades comercializadas contra 1.894 do Chevrolet Cruze e 1.659 do Honda Civic. Outro dado curioso é que o Corolla ficou na sexta posição entre todos os carros vendidos no Brasil na frente do compacto Volkswagen Gol que ficou em 7º com 6.236 unidades. Desta vez andei na versão XEi   que tem motor  2.0 Flex Dual VVT 16V que desenvolve 154 cavalos de potência, tem torque de 20,7 Kgfm, e leva uma caixa de marchas automática Multidrive S de 7 velocidades, opção Sport e a possibilidade de trocas manuais em borboletas junto do volante. Esse motor proporciona uma condução agradável com as trocas de marchas suaves e se precisar de uma arrancada mais forte ou retomada de velocidade para uma ultrapassagem, é só pisar no fundo do acelerador que ele mostra sua força. Andei com ele no centro urbano e na estrada e se mostrou bem instável lembrando que ele possui controle de estabilidade e tração equipamento importantíssimo para a segurança que não equipava o modelo anterior do Corolla. A versão testada tinha um acessório comercializado pela rede de concessionários, o Head Up Display, que projeta no para-brisas, bem na frente do motorista, a velocidade do carro e outras informações. Antes chamado de carro de “tiozão” o modelo tem recebido melhoras em seu design que o estão aproximando dos mais jovens. O modelo 2018 tem design mais moderno, faróis de LED com luz diurna e esta versão testada tem rodas de liga leve de 17”, que dão um visual mais esportivo. Tem abertura das portas através de Smart Key onde basta encostar a mão na porta, com a chave no bolso, que a porta abre. Com esta chave dentro do carro é só pisar no pedal da embreagem e apertar um botão para fazer o motor funcionar. No interior  é fácil de perceber o luxo nos materiais, tem bancos de couro, o bom acabamento e os equipamentos. Destaque para a central multimídia, Toyota Play, com tela sensível ao toque de 7” onde se monitora DVD, CD, rádio AM/FM, sistema de navegação GPS, TV digital, câmera de ré com linhas dinâmicas e acesso através de Bluetooth. A versão de entrada do Toyota Corolla é a GLi que custa R$91.990 e a versão testada, XRi, custa R$103.990. Com um ótimo produto e a tradição da Toyota de robustez e de não dar oficina o Corolla tem tudo para manter, e com folgas, a liderança do seu segmento.

 

Salão Duas Rodas 2017 vem aí

Vai acontecer de 14 a 19 de novembro o Salão Duas Rodas em São Paulo. A maior exposição de motocicletas do Brasil este ano acontecerá em novo local, o São Paulo Expo, onde foi realizado o Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado. Organizado pela Reed Exibitions com apoio institucional da ABRACICLO, a associação dos fabricantes, o evento vai mostrar aproximadamente 500 modelos de motocicletas e receber a visita de 12 mil profissionais do setor e um público estimado em 260 mil pessoas. O 1º lote de ingressos já esta a venda com preços promocionais até 01/09, para quarta-feira, dia 15, feriado e sábado, 18, o valor é R$49,00 e nos outros dias R$38,50. De terça a sábado o salão estará aberto das 14 às 22 h e no domingo das 11 às 19 h. Mais informações em www.salaoduasrodas.com.br

 

Renault Kwid é uma nova referência

Numa belíssima festa realizada no estádio do Palmeiras a Renault apresentou oficialmente o Kwid, seu compacto que tem altura mais alta do solo, que ela denomina como “O SUV dos compactos”. Esse carro vai fazer uma revolução no mercado e preciso de espaço para comentá-lo o que será feito na próxima edição. Seu preço começa em R$29.990 e isso vai atrair muitos compradores.

error: Conteúdo protegido !!