Nossos Bichos – 05/08

Como manter a água do aquário cristalina

 

É certo que existem alguns produtos químicos para deixar a água cristalina, mas esses produtos, para além de poderem ser tóxicos para os peixes, podem ainda estar a mascarar alguns sintomas graves que existam no seu aquário. Os aquários necessitam de muita manutenção, e uma limpeza de 2 em 2 semanas (no máximo), é sempre necessária! Se fizer a manutenção adequada e a limpeza ao seu aquário, a água irá estar sempre cristalina. Mas existe uma série de recomendações que deverá seguir para deixar a água do seu aquário cristalina.
Instruções para deixar e manter a água do aquário cristalina:
1) Faça sifonagem de 2 em 2 semanas:
A sifonagem ajuda a manter a água cristalina. Deve fazê-la de 2 em 2 semanas. Fazer a sifonagem é limpar a parte de cima do areão, de forma a remover o excesso de sujidade. Atenção! Não levante muita sujeira, senão irá levantar muita amónica, e poderá matar toda a sua fauna! Não limpe demasiado o areão!
2) Limpe o filtro regularmente
Limpar o filtro regularmente, não é espremer a esponja do filtro, até ao fim, nem substituir ou lavar até sair toda a sujeira! É apenas remover o excesso de sujidade, se possível, com a própria água do aquário!
3) Faça TPA’s todas as semanas
TPA (troca parcial de água), consiste em retirar cerca de 30% da água do aquário, e repor com água nova. Esta é uma ótima forma para manter a sua água cristalina! Fazer TPA’s semanalmente, ou de 2 em 2 semanas, é o ideal.
4) Use peixes de limpeza
A lista é enorme! Pode usar caracóis, camarões, ottos, comedores de algas, e muitos outros! Existe uma enorme variedade de peixes que ajudam na limpeza, e que “remexem” o fundo, de forma a levantar a sujeira para ser limpa pelo filtro.
5) Não dê demasiada comida
Não encha o seu aquário de comida! Há quem dê comida 2 ou 3 vezes por dia, e exagere… Mas isso não deve ser feito! Suja a água, suja o aquário, e quanto mais os seus peixes comerem, maior será a quantidade de excrementos que vão libertar, logo, maior será a sujeira no aquário!
6) Não encha o seu aquário de peixes do dia para a noite
Peixinhos ficam sempre bem no aquário, e quando vamos a uma Pet Shop, dá sempre aquela “vontade” de levar todos os peixes que estão à venda, por terem muitas cores e serem lindos! Mas calma! Nunca introduza mais de 3 ou 4 peixes de uma vez no seu aquário (aqui o número de peixes depende do tamanho do aquário que tem). Vá comprando aos poucos, e colocando no seu aquário.
7) Não tenha peixes a mais
Quantos mais peixes tiver, maior será a sujeira… E se tiver mais peixes do que aquilo que o seu aquário lhe permite, a sujeira vai acumular a um grande ritmo, e deixando a água mais amarela ou verde
8) Evite luz direta do sol
A luz direita do sol, é ótima para as plantas… Mas é ótima de mais! Porque para além de plantas, também começa a desenvolver algas, deixando a água do aquário pouco cristalina e com cor amarelada e as paredes do aquário começam a verdes de algas.
Uma boa luz, é suficiente para a iluminação do aquário… Cerca de 6 a 8 horas diárias, é suficiente para as suas plantas. Evite a luz natural! Ela só irá deixar o seu aquário com água mais amarela!
9) Oxigene a água do seu aquário
Usar uma bomba de oxigénio, ou algo que puxe o ar de fora, para fazer bolhinhas dentro do seu aquário, é uma boa forma de o oxigenar… Oxigenar a água é importante para manter a saúde dos seus peixes, assim como para manter um aquário saudável e limpo.

 

Fonte: Site Como Deixar

error: Conteúdo protegido !!