Fala, Velho Escriba , por Jota Carvalho – 05/08

Falo, SIM!

 

Miranda repassou grana sem avisar

Maicom Salles /Ascom/CMM

A chapa anda mais do que quente na política de Mesquita, a Cidade Caçula da Baixada. Segundo a maioria dos parlamentares mesquitenses, esse foi o pecado capital, ou o azar do alcaide Jorge Miranda (PSDB), que durou exatos 7 meses no poder, até ser afastado na manhã na última terça (1), em sessão tumultuada na Câmara. Jorge diz que fez o repasse (com apoio da Justiça) do MesquitaPrevi para pagar salários atrasados deixados pelo antecessor Gelsinho Guerreiro (PRB). Nove dos vereadores contra-atacam afirmando que o prefeito não poderia ter feito isso sem a permissão/autorização da Casa Legislativa. A queda-de-braço descambou para o campo extra da política com embates até entre facções de apoio dos dois lados. Enquanto a casa de Jorge caía na votação, o barraco baixava redondo na sessão extraordinária convocada pelo presidente Biriba, um dos que mais lutaram para derrubar o prefeito. Nos bastidores corre forte que a ‘falta de diálogo’ do Miranda com Biriba & Cia foi o ‘x’ da questão.
O prefeito afastado recorreu e, até o fechamento desta coluna, aguardava decisão da Justiça. No primeiro senta-levanta, o bi-vice, Waltinho Paixão (foto), do PROS, foi empossado pelos edis, na quarta (2).
Enquanto a indefinição política toma conta da cidade, o líder emancipacionista, José Montes Paixão, deve estar se revirando para sair da sepultura e ensinar essa galera a fazer política voltada exclusivamente para o povo mesquitense.
*A falta de experiência legislativa de Miranda, um empresário de sucesso com lastros e residência até na Terra do Tio Sam, além de assessores experimentados no ramo, certamente definiram a primeira queda de prefeito dos eleitos em 2016 na região. Outro que está com a ‘cabeça na seringa’ é Washington Reis (PMDB), de Caxias, condenado em março pelo STF por crimes ambientais na Reserva Biológica do Tinguá. Só que lá ele está ‘fechadinho’ com o Legislativo. Por isso, durou até ontem, pelo menos. Vale lembrar que o MPF quer a cassação do Reis e de seu vice, Marquinhos Pessanha (PRP.

 

O Fato da Foto

LULALÁ DE NOVO! A ex-senadora e fundadora da Rede Sustentabilidade (REDE), Marina Silva (centro) e artistas nacionais, como Caetano Veloso (música) e Letícia Sabatela (teatro e TV) estão na cruzada pró-Lula presidente em 2018. Prometem lutar bastante na causa.

 

Rapidinhas do Velho

 

>> Ainda na pegada política em Mesquita, o ex-chefe da prefeitura, Gelsinho Guerreiro, escapou de ser cassado pelos parceiros da Câmara, apesar de ser eleito o pior administrador de todos, desde a emancipação.

>> Se os vereadores da gestão passada ‘fizeram vista grossa’ às lambanças do Guerreiro, o TRE não fez. Cassou a mulher-deputada estadual, Daniele (PMDB), e ainda o levou na carona, tornando-o inelegível por oito anos. Cabe recurso.

>> Tema do ‘Bola Cheia’ e Bola Murcha’, na coluna Visão Geral deste final de semana, o abandono de algumas escolas públicas, denunciado por leitores, não deve ser esquecido. Devem ser cobradas melhorias, sempre!

>> Por falar em escola pública, a base na formação do saber de qualquer um, este Velho Escriba estudou da primeira à quarta série na Escola Municipal Souza e Mello, no Cacuia, em Nova Iguaçu. Tempo de curso Primário e aprendizado forte.

>> Se depender do ex-governador do Rio, Anthony Garotinho (PR), sua relação com o prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa, também do PR, começou azedar, apesar do pouco tempo de parceria política na cidade.

>> Em seu programa da rádio Tupi, ‘Fala Garotinho’, Anthony classificou o governo de Lisboa como sendo “fraquinho”. Fontes da coluna disseram que a verba de Rogério foi tirada do programa. Então, tá, ‘seu Garotinho’.

>> Lá na Grécia antiga, o filósofo, Sócrates, disse: “só sei que nada sei”. Isso, diante da impossibilidade de sabermos tudo, mesmo carregando alguns ‘PHDs’ na mala, para ficar na normalidade..

>> Na história recente da política brasileira, um personagem foi protagonista nessa vertente: Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-torneiro mecânico de São Bernardo do Campo, que chegou a presidente do Brasil.

>> Sabendo de tudo, ‘Seu Luiz’ acrescentou à máxima do grego famoso: “só sei que nada sei, nem quem sou”, 84 vezes dizendo “não sei”. E nessa batida o mentor do PT chegou à condição de um dos milionários da Nação, como já divulgado.

>> Agora, mais do que nunca, o time do ‘Não Sei FC’ vem ganhando mais e mais jogadores, quer seja na política, nas direções e redações de jornais, sites, emissoras de rádio e TV, amestrados.

>> Por hoje é só. Sábado que vem tem mais. Abraço em todos!

Email: jota.carvalho@gmail.com

error: Conteúdo protegido !!