Câmara de Caxias aprova ‘pacote do prefeito’ sob clima tenso e confusão

Os manifestantes iniciaram o protesto na noite de quinta-feira e continuaram ontem em frente à sede do Legislativo
Reprodução / RJTV

A sessão legislativa da Câmara Municipal de Duque de Caxias de quinta-feira (3), foi suspensa após manifestantes ocuparem o plenário depredando o patrimônio público. A ação aconteceu pouco antes do horário regimental, 17h30, impedindo a realização da reunião, que acabou acontecendo na manhã desta sexta-feira, dia 4, em caráter extraordinário.
Os servidores estavam em protesto contra projetos encaminhados pelo Executivo Municipal que propõem ajustes para o funcionalismo e medidas de igualdade entre os servidores. As mudanças ajudarão o governo a reduzir a folha de pagamento e a manter em dia os salários dos funcionários, já que devem gerar uma economia anual de cerca de R$ 52 milhões.
A aprovação dos projetos se deu por 16 votos favoráveis e dois contrários, dentro de uma maioria de 19 vereadores presentes. Em momento algum o Legislativo tentou inibir o protesto dos servidores e nem agiu com truculência, a Guarda Municipal e a Polícia Militar apenas tentaram conter a ação de depredação dos manifestantes, que chegaram a quebrar equipamentos eletrônicos, mobiliários, portas e arremessaram ovos nas duas portas de acesso à Câmara.

error: Conteúdo protegido !!