Apresentado Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano

Vicente Loureiro falou sobre a importância de retomada do planejamento na região metropolitana
 Davi de Castro/Jornal de Hoje

Diante de um auditório lotado, o diretor-executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro, apresentou na noite desta quinta-feira (3) no auditório Zelito Viana, da Prefeitura de Mesquita, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana. O encontro foi organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Mesquita.
Contratado no ano passado e coordenado pelo consórcio Quanta-Lerner, o Plano Estratégico tem o objetivo de traçar diretrizes conjuntas para desenvolvimento do território metropolitano – composto por 21 municípios – até o ano de 2040. O Plano está em fase de síntese e tem previsão de ser entregue até o fim de 2017. Depois, o documento será submetido à Assembleia Legislativa para ser aprovado.
“O Plano Estratégico tem como um dos objetivos traçar estratégias para evitar a alta concentração de atividades econômicas em determinadas áreas da região metropolitana, como a capital. Não é salutar que o  Rio de Janeiro concentre nada menos do que 75% dos empregos da região. Não há sistema de transporte que sustente este modelo. Os estudos também apontarão metas que serão cumpridas a curto e a médio prazos, oito e doze anos”, explicou o diretor-executivo da Câmara, Vicente Loureiro.
Estiveram presentes 70 representantes da Prefeitura de Mesquita, entre técnicos, secretários, além de entidades como o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e a construtora Tenda. Presente ao evento, o prefeito de Mesquita, Waltinho Paixão, disse que a apresentação do Plano foi um bom momento de se buscar a integração nas ações de planejamento entre o Governo do Estado e o município de Mesquita. “Precisamos melhorar a integração com o Governo do Estado e com os demais municípios da Baixada Fluminense”, afirmou o prefeito.
Antes de expor as principais ações do Plano Estratégico, Vicente Loureiro também falou sobre a importância de retomada do planejamento na região metropolitana, com a criação da Câmara Metropolitana, pelo governador Luiz Fernando Pezão em 11 de agosto de 2014. “Técnicos da Prefeitura de Mesquita poderão opinar e discorrer sobre questões referentes ao planejamento do município que tenham abrangência metropolitana”, afirmou.

error: Conteúdo protegido !!