Gestantes japerienses recebem orientações de saúde

O Enfermeiro Eduardo Paulino orienta a gestante Rabeche Santos (boneco no colo) e outras grávidas
Divulgação/OMJ

Os cuidados com a amamentação, a importância de se preparar para a maternidade e como fazer exercícios durante a gestação foram os assuntos abordados durante encontro realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, na manhã de ontem, para pacientes da unidade de saúde do bairro Delamare, em Japeri. O objetivo da atividade foi orientar mulheres grávidas e dar continuidade às ações pela semana Mundial da Amamentação, que é comemorada no mês de agosto.
Além de tirar dúvidas sobre o leite materno e amamentação, as mulheres ainda aprenderam a fazer exercícios de alongamento, relaxamento e respiração. “Através da prática regular de exercícios simples, a mãe e a criança podem ser beneficiados. E quanto à amamentação, o trabalho que estamos fazendo é conscientizar sobre a importância do leite materno e os vínculos criados com a amamentação”, explicou o enfermeiro da Atenção Básica, Eduardo Paulino, que atuou ao lado das colegas da unidade de saúde Alaide Cristina de Oliveira e Andressa Baamonde.
As gestantes se surpreenderam com a atividade. “Estou no oitavo mês da minha segunda gestação e nunca tinha participado de nada parecido. Desta vez, estou me sentindo mais acolhida e bem orientada pelos profissionais de saúde. Vou repetir os exercícios em casa”, anunciou a dona de casa Crícia Freitas, uma das voluntárias nos testar de exercícios de alongamento.

Bairro Vila Central também teve atividades para as grávidas

Na unidade de saúde do Bairro Vila Central, as gestantes também participaram de atividades parecidas. Uma das estratégias utilizadas pela Secretaria de Saúde foi a realização de um chá de bebê para reunir as gestantes e orientar sobre temas importantes para a gestação, entre eles a amamentação. A organização fdo evento icou por conta dos enfermeiros Jéssica Lima e Lucas Bessera e contou com a presença do secretário de Saúde, Charles Gonçalves.

error: Conteúdo protegido !!