Fluminense avalia 620 atletas de Japeri

Luiz Otávio, da Chape, ou ‘Xerife’ para os japerienses, é uma das inspirações da molecada que quer vencer no futebol

Seiscentos e vinte crianças e jovens de Japeri, entre oito e 15 anos, selecionados pela Secretaria Municipal de Educação, serão avaliados tecnicamente neste sábado (12) pelo projeto “Tricolor na Comunidade”, do Fluminense Football Club. O objetivo é descobrir novos talentos para a divisão de base do clube carioca, formada no Centro de Treinamento (CT) de Xerém, em Duque de Caxias.
Todos os candidatos, 79% deles das redes de ensino do município, serão observados por técnicos do Fluminense durante 18 partidas amistosas de futebol nas categorias pré-mirim, mirim e infantil. Os jogos acontecem, a partir das 9h, no campo do Dragagem Esporte Clube, no bairro Nova Belém, em Japeri.
Coordenador de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Carlos Henrique Barcelos disse que serão analisados alunos das Escolas Municipais Dário Lins, Pastor Tasso, Pedra Lisa, Leonel Brizola, João XXIII, Bernardino de Melo, Etiene, Ary Schiavo e Rio D’Ouro e de equipes da comunidade.
O “Tricolor Comunidade” é um dos projetos de capacitação do Fluminense em busca de novos talentos. Os jovens que se destacam são chamados para participar de um período de avaliação e se forem aprovados poderão, em breve, vestir a camisa do clube, que tem uma das melhores academias de formação do Rio de Janeiro.
>> Celeiro de craques – A secretária Municipal de Educação, Roberta Bailune, disse que cada escola selecionou 12 alunos de cada categoria. São jovens que já demonstraram talentos para o futebol durante as Olimpíadas Escolares, que acontecem todos os anos. “É um projeto de cunho social, de inclusão, de forma a atrair a criança e o jovem, sobretudo aqueles em situação de risco, nas ruas, lhe oferecendo perspectivas de um futuro promissor como jogador de futebol”, explicou.
Ainda na avaliação de Roberta Bailune, o projeto é também uma oportunidade para que as crianças possam mostrar suas aptidões, o seu talento para o futebol profissional, e quem sabe conquistar uma posição de destaque num grande time, como o Fluminense, para brilhar no Brasil e no Exterior.
Carlos Barcelos lembrou, por sua vez, que Japeri é uma cidade celeiro de craques, sobretudo para o futebol. Ele citou atletas como Jenifer Alves, do futebol feminino, com grande atuação por equipes do Rio, São Paulo e Paraná.
Entre os atletas japerienses que se destacaram no Brasil e no Exterior estão o atacante Wellington Rato, hoje no Caldense, de Minas Gerais; o lateral Wellington Carioca, do Taubaté (SP); Luiz Otávio, o Xerife, zagueiro da Chapecoense; Jailton Santos da Silva, que jogou na categoria de base do Nantes e do Metz, na França, e hoje defende o Guarani de Bagé, do Rio Grande do Sul; o lateral Wesley Santos, que está no Boavista; além do volante Mercinho, que jogou com Junior, Ailtom, Renato Gaúcho e Zico, pelo Flamengo, bem como no Middlesbrough, da Inglaterra, e Tenerife, La Coruña e Atlético de Madri, na Espanha.
“Temos ainda o técnico Jorge Barcelos, um dos maiores treinadores do futebol feminino. Foi com ele, que a Seleção Brasileira conquistou as melhores posições em Olimpíadas e Mundiais. Em 2007, Barcelos conquistou o vice-campeonato mundial, na China, e medalha de prata, em 2008, nas Olimpíadas de Pequim”, lembrou o coordenador da Educação Física.

Júlio Cesar avalia primeira
metade de campeonato do Flu

Goleiro lembra que a equipe está próxima ao G6 e ainda deve evoluir com o amadurecimento dos jogadores mais jovens
Lucas Merçon / Divulgação

O goleiro Júlio César fez um balanço positivo do primeiro turno do Fluminense e projetou a sequência da equipe no Campeonato Brasileiro. Após o empate com a Ponte Preta por 0 a 0, na última quarta-feira, o Tricolor chegou a 26 pontos completando a primeira metade da competição na 9ª colocação. Entre altos e baixos, o goleiro ressaltou que a equipe está a apenas dois pontos do G6.
“O balanço do primeiro turno é positivo. Sofremos com lesões de jogadores importantes, que eram titulares, e utilizamos muito jovens. Mesmo assim poderíamos ter terminado o turno com pontuação de G6. Lógico que podemos melhorar, mas o retrospecto é positivo.” afirmou Júlio César. Outros aspectos mencionados pelo goleiro ao avaliar o primeiro turno do Fluminense foram o bom desempenho fora de casa e o alto número de empates.
“O principal ponto a melhorar é a questão dos empates. Nós empatamos muitas vezes, temos que transformar esses empates em vitórias. Isso é inclusive o primeiro critério de desempate. Outro ponto a melhorar é o desempenho em casa. Convido nossa torcida a nos ajudar e nos incentivar para que em casa a gente possa ser imbatível. Fora de casa nós estivemos muito bem. Perdemos muito pouco, conseguimos algumas vitórias importantes e quando não deu para ganhar pelo menos empatamos. Vamos continuar com essa pegada fora de casa, vendendo caro cada partida, e, conseguindo melhorar dentro de casa, brigar lá em cima. O início do segundo turno define quem vai brigar em qual parte da tabela. Eu acredito que o time tem muito a evoluir e vai correr atrás em cima” disse Júlio César.

error: Conteúdo protegido !!