Novo motor da Renault tem mais fôlego e eficiência

Fotos: Marcus Lauria

Lançado em novembro de 2016, o novo motor 1.0 SCe, junto com o propulsor 1.6 SCe(SmartControlEfficiency) da Renault chegou para dar um novo fôlego os modelos da marca. Eles chegam para equipar o Sandero, Logan, Duster e DusterOroch. Os motores foram totalmente desenvolvidos pela Renault Tecnologia Américas (RTA) e produzidos no Complexo Ayrton Senna, no Paraná. Lançado em novembro de 2016, o novo motor 1.0 SCe, junto com o propulsor 1.6 SCe(SmartControlEfficiency) da Renault chegou para dar um novo fôlego os modelos da marca. Eles chegam para equipar o Sandero, Logan, Duster e DusterOroch. Os motores foram totalmente desenvolvidos pela Renault Tecnologia Américas (RTA) e produzidos no Complexo Ayrton Senna, no Paraná. A Renault aproveita o “know-how” adquirido nas pistas da Fórmula 1, categoria na qual a marca já conquistou 12 títulos mundiais, para rejuvenescer a motorização dos seus modelos. Das pistas, veio a tecnologia ESM (Energy Smart Management) e a bomba de óleo com vazão variável, que reduzem o consumo de combustível. Outra novidade é a adoção da direção eletro-hidráulica em todas as versões, que melhora o consumo e deixa a direção ainda mais leve e um menor esforço na hora de realizar manobras. A direção com esforço variável ainda se ajusta de acordo com a velocidade, ficando mais pesada em altas velocidades e proporcionando maior segurança. O que pode ser comprovado durante todo nosso teste.

 

Mais experto e econômico

Fotos: Marcus Lauria

O destaque dessas novas motorizações fica por conta do maior desempenho e pelo baixo consumo. Para conhecermos melhor essas motorizações, a Renault nos cedeu por uma semana, o Logan com motor 1.6 SCe. O modelo foi avaliado na cidade e em pequenos trechos de avenidas.Além dessas tecnologias, o motor 1.6 SCe traz ainda o sistema Stop&Start, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas e religa automaticamente quando o motorista começa a pressionar o pedal da embreagem. O que segundo a montadora, garante uma economia de até 5% de combustível. O modelo equipado com câmbio manual, que nós avaliamos, é destaque do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) com nota “A”.O sistema pode ser ativado/desativado conforme a necessidade do motorista por meio de um botão à esquerda do volante.Na área de entretenimento, a Renault aposta no Media NAV 2.0, que traz as funções Eco-Coaching, que avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida; e o Eco-Scoring, que orienta o condutor para dirigir de modo mais econômico.

 

Da água pro vinho

Fotos: Marcus Lauria

Com o novo motor 1.6 SCea potência máxima do Logan saltou de 106 cv para 118 cv, com etanol, um ganho de 11,3%. Com gasolina, a potência saltou de 98 cv para 115 cv, um aumento de 17,3%. O torque também é maior no novo motor: 16,0 kgfm, seja com gasolina ou etanol. Nosso teste comprovou a eficiência do novo motor, o modelo ficou bem mais ágil e esperto no trânsito e em vias em que a velocidade maior era permitida. Um evolução importante para o Logan. O duplo comandos de válvulas variável na admissão garante maior torque desde as baixas rotações e também proporciona maior prazer ao dirigir. Os números de performance do novo motor 1.6 SC são excelentes em comparação ao antigo motor 1.6. Os preços começam em R$ 58.200 na versão Dynamique avaliada pelo site.

*Ficha técnica:

Motor/PerformanceMotorização: 1.6Alimentação Injeção multi pontoCombustível Álcool GasolinaPotência (cv) 118.0 115.0Cilindrada (cm3) 1.598 Torque (Kgf.m) 15,9 15,9Velocidade Máxima (Km/h) 186 184Tempo 0-100 (Km/h) 9.9 Consumo cidade (Km/L) 8.8 13.0Consumo estrada (Km/L) 9.5 13.8
DimensõesAltura (mm) 1529Largura (mm) 1733Comprimento (mm) 4349Entre-eixos (mm) 2635Peso (kg) 1062Tanque (L) 50.0Porta-malas (L) 510Ocupantes 5
MecânicaCâmbio Manual de 5 marchasTração DianteiraDireção Eletro-hidráulicaSuspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.Freios Dois freios à disco com dois discos ventilados.
*Dados do fabricante

 

Por Marcus Lauria

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