Mesquita realiza debate sobre Folia de Reis no Centro Cultural

A Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita promove no dia 24 de agosto, às 18h, um dia dedicado ao folclore brasileiro. A atividade contará com o debate “A Popular Folia de Reis” seguido pela apresentação do espetáculo teatral “Bumba Meu Mito”.
O debate será conduzido pela professora e pesquisadora de folclore/cultura e coordenadora do Projeto de Inventário da Folia de Reis no Rio de Janeiro pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Cascia Frade, e pelo doutor em Antropologia, Ricardo Lima.  A dupla vai apresentar a proposta em estudo pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para o tombamento da Folia de Reis como patrimônio imaterial da humanidade. A mesa contará também com a presença dos mestres das Folias de Reis de Mesquita, Nilton Santos da Silva (Folia Sempre Viva do Oriente) e Sidney Gomes (Folia de Reis Sete Estrelas do Rosário de Maria).
Em seguida, a Trupe Balaio Literário apresenta pela primeira vez o espetáculo “Bumba Meu Mito”, que conta a história popular do Bumba Meu Boi através de um diálogo com o Minotauro, personagem da mitologia grega. A apresentação reforça questões culturais e suas mudanças sociais e busca através da linguagem do teatro de rua, envolver o público numa dramaturgia que o coloca como espectador de suas tradições, buscando o reencontro e valorização do público.
A programação acontece no Centro Cultural Mister Watkins, que fica localizado na Rua Armando Sales Teixeira, nº 57, no Centro de Mesquita.

error: Conteúdo protegido !!