Mesquita conscientiza população com mensagem de combate à violência contra a mulher

Nesta terça-feira, dia 15 de agosto, o governo de Mesquita surpreendeu os motoristas do Centro da cidade com uma ação de conscientização. Promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio de sua Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres, a ideia é adesivar os carros que passarem pela Avenida Presidente Costa e Silva, na altura da esquina com a Rua Ônix, com uma mensagem de combate à violência contra a mulher.

“Cada motorista que autorizar o uso do adesivo em seu automóvel estará contribuindo para que essa mensagem circule pelo município. Desta forma, a proposta de reflexão sobre o assunto será expandida a diversas regiões de Mesquita e também de regiões vizinhas”, justifica Cristina Quaresma, secretária de Assistência Social da cidade.

Além dos adesivos, uma faixa com três metros de comprimento será aberta cada vez que o sinal estiver fechado, chamando a atenção dos pedestres e condutores para a ação. Cartilhas com a descrição da Lei Maria da Penha, que completou 11 anos no último dia 7, e o endereço do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, o CEAM, serão distribuídas aos presentes.

“Não podemos dizer que esse é um ato de comemoração aos 11 anos da Lei Maria da Penha porque só teríamos motivos para comemorar se não precisássemos de uma legislação específica para esses casos. Mas é importante que as mulheres saibam onde podem procurar atendimento psicossocial e jurídico e esse espaço é o CEAM”, alerta Patrícia Xavier, coordenadora de Políticas para Mulheres de Mesquita.

O endereço do CEAM de Mesquita é Rua Paraná 1, no segundo andar, sala 201, e fica a poucos metros da estação de trem Mesquita. O CEAM atende mulheres em situação de violência doméstica, sexual e de gênero, sem qualquer distinção. O serviço é realizado por uma equipe técnica multidisciplinar capacitada, formada por assistente social, advogada e psicóloga, e funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h horas, sem necessidade de agendamento.

error: Conteúdo protegido !!