Diversão e Lazer – 16/08

“Yaperi_aquilo que flutua” estreia em Japeri

Espetáculo faz parte do projeto Teatro e as narrativas do território

A Secretaria de Estado de Cultura, por intermédio do programa Territórios Culturais RJ / Favela Criativa, em parceria com a Light e a Agência Nacional de Energia Elétrica apresentam o espetáculo “Yaperi_aquilo que flutua”, uma concepção artística da Peneira, em intercâmbio com a Cia Código de Artes Cênicas.
A estreia será em Japeri, no dia 19 (sábado), às 19h, na Avenida Leni Ferreira, s/nº, no Centro da cidade, e haverá ainda uma encenação em Bangu, na Zona Oeste do Rio, no dia 27 (domingo), às 18h, na Praça Guilherme da Silveira, s/nº. Todas as apresentações são gratuitas.
Neste trabalho, experiências e memórias são vivenciadas durante um longo trajeto em direção a terra de Yaperi, lugar marcado por encontros, disputas e atravessamentos. À partir do deslocamento pela cidade e a construção de narrativas, a peça desvela lendas, imagens e personagens do imaginário popular. Tal pesquisa faz parte de uma investigação estética da Peneira, através do projeto Teatro e as narrativas do território, que vem buscando por intermédio da arte-comunidade, possibilidades de experienciar processos coletivos que perpassam pelo contato com a urbe, o corpo e a palavra.
“Num momento de crise, sobretudo dessa crise social e representativa que nos mostra agressivamente o quão assimétrica é a nossa sociedade, estamos propondo para as ruas um tipo de teatro que discute as nossas inquietudes, e leva para a cena as histórias, e os personagens do dia a dia”, revela a atriz Michele Lima Pereira.
Fazem parte do elenco, Alex Teixeira, Carol França, Débora Crusy, Jorge Braga Jr., Luiz Fernando Pinto, Michele Lima Pereira, Nil Mendonça e Rita Diva.

Grupos se encontrarão em festival de Portugal
Em setembro, as pesquisas artísticas comunitárias da Peneira e da Cia Código de Artes Cênicas serão apresentadas na cidade do Porto, em Portugal, durante o Encontro Internacional de Arte e Comunidade (MEXE).
Os atores Alex Teixeira e Luiz Fernando Pinto, da Peneira, vão representar o grupo, falando sobre o artigo “Sarau do Escritório – O maior espaço de coworking artístico do Rio”, e o ?doutorando de artes cênicas da Unirio, Jorge Braga, do Código, mostra seu trabalho acadêmico, intitulado “História e perspectivas do Teatro em Comunidades da Baixada Fluminense”.
Ao longo do mês de setembro, os integrantes da Peneira também irão excursionar pelas cidades de Évora, Lisboa, Coimbra e Porto, realizando o workshop “Teatro e sua arte pop_corpo e cidade”, e edições itinerantes do Sarau do Escritório, evento mensal que acontece há quatro anos no bairro da Lapa, região central do Rio, e que já passou por municípios da Baixada Fluminense, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.
 

Concurso de desenhos e pinturas em Caxias

As crianças de Duque de Caxias, que gostam de desenhar e pintar, terão a oportunidade de mostrar seus talentos artísticos no concurso de desenhos e pinturas “O lixo no lugar certo”. Desenvolvida pela Esteio Editora, a atividade tem como objetivo incentivar a criatividade e o senso crítico nos participantes, oportunizando o reconhecimento de talentos e o fomento da expressão artística na infância.
Para participar, os interessados precisam ter entre 05 e 12 anos de idade e ser morador de Duque de Caxias. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelos pais ou responsável, que deverão enviar uma imagem do desenho ou pintura realizada pela criança no site: http://www.baixadafacil.com.br/barrulhinho, até 23 de agosto.
Por meio de diferentes visões e percepções infantis, o Concurso Cultural pretende mostrar a problemática do lixo nas grandes cidades, despertando a consciência crítica e ecológica nos participantes e no público.
Uma comissão especial composta por três membros, entre eles artistas plásticos e professores de arte, selecionará 10 trabalhos, de acordo com os critérios: criatividade, originalidade e expressividade. Os três primeiros colocados ganharão certificados, além de um kit composto por material de desenho e pintura. Já os demais selecionados receberão certificados de participação e também terão seus trabalhos expostos durante o Barrulhinho Cultural, evento que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e o patrocínio da Braskem.
A entrega do prêmio será no dia 09 de setembro de 2017, na Praça Carmem Domingos Pinto (Praça de Campos Elíseos), em Duque de Caxias, às 14h, durante o evento Barrulhinho Cultural, onde serão expostos todos os trabalhos selecionados. Mais informações no site: http://www.baixadafacil.com.br/barrulhinho

 

A Escola Livre F.A.M.A. apresentará no próximo sábado (19) às 20h, na Sala de Espetáculos Amir Haddad, o exercício em cena Diário do meu Brasil que faz parte da 88º formatura do curso de teatro módulo fundamental. O texto é de Juliane Vasconcellos com direção de Wellington Fagner. A Sala de Espetáculos Amir Haddad fica localizada na Avenida Getúlio de Moura, 1302 – centro Nova Iguaçu. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

 

A pequena Yasmin Marinho acaba de completar 5 aninhos no último dia 13. Filha de Glaucia Marinho, a pequena princesa será homenageada com uma festa que terá como tema Lady Bug, na próxima quinta-feira, num salão de festas no bairro da Posse, onde a família vai receber os amigos de Yasmin e toda a família. Parabéns Lady Yasmin!

error: Conteúdo protegido !!