Técnico do Fogão se retrata após declaração

Jair Ventura comanda o Botafogo desde 2016 e vem surpreendendo positivamente em mais de uma competição
Vitor Silva/SSPress

Ontem, o técnico Jair Ventura, do Botafogo, precisou se retratar formalmente após sua polêmica declaração sobre a contratação do técnico Reinaldo Rueda, novo comandante do Flamengo. Ventura divulgou nota oficial onde procura explicar seu posicionamento. “Quero esclarecer que acho legítimo o direito de qualquer clube brasileiro contratar um treinador estrangeiro. Há muitos profissionais competentes em outros países, com condições de repetirem aqui o sucesso que tiveram em outros lugares, como é o caso de Reinaldo Rueda, que tem um currículo admirável”, disse o comandante por meio de sua assessoria de imprensa.

Enquanto Jairzinho falava sobre ele, Rueda era apresentado aos jogadores
Gilvan de Souza / Divulgação

O técnico do Botafogo ainda ressaltou que não possui preconceito com profissionais estrangeiros, e cita seu convívio com jogadores sul-americanos que comanda no time carioca. “E como posso criticar os estrangeiros, se convivo com vários no Botafogo? Eu mesmo morei mais de nove anos fora do país quando jogador e tive essa vivência”, acrescentou.
A polêmica envolvendo Jair Ventura teve início na última segunda-feira (14). Em entrevista ao canal de televisão Fox Sports, o treinador botafoguense criticou a contratação de técnicos estrangeiros por clubes brasileiros. Para Jair, muitos profissionais do mercado nacional deixam de ter oportunidades por conta da chegada de técnicos de outros países.
A declaração de Jair aconteceu no mesmo dia em que o Flamengo, um dos principais rivais do Botafogo, apresentou oficialmente o técnico colombiano Reinaldo Rueda como treinador da equipe, levantando muitas criticas.
Carioca de 38 anos, Ventura comanda o Botafogo desde 2016. Jair também foi assistente técnico e treinador do Sub-20 da equipe, antes de assumir o time principal.

Confira a nota divulgada, ontem

Observando a repercussão de minha declaração sobre a contratação do treinador colombiano Reinaldo Rueda, avaliei que talvez não tenha sido bem claro quando me expressei.
Quero esclarecer que acho legítimo o direito de qualquer clube brasileiro contratar um treinador estrangeiro. Há muitos profissionais competentes em outros países, com condições de repetirem aqui o sucesso que tiveram em outros lugares, como é o caso de Reinaldo Rueda, que tem um currículo admirável.
O que questiono e me deixa triste é ver que treinadores brasileiros são vistos com desconfiança e encontram dificuldades para trabalhar no exterior. Além de questões legais, como não reconhecimento de nossa habilitação profissional no mercado europeu. Nossa licença não é aceita na Europa, ao contrário da dos argentinos, por exemplo. Temos que refletir, discutir e buscar maneiras de mudar essa situação.
E como posso criticar os estrangeiros, se convivo com vários no Botafogo? Eu mesmo morei mais de nove anos fora do país quando jogador e tive essa vivência. Reitero que defendo uma maior valorização dos treinadores brasileiros, de competir em igualdade de condições com os estrangeiros no mercado externo. Infelizmente, a nossa licença ainda não nos dá esse direito.

 

Bandeira de Mello ‘derrama’ elogios

Apresentando oficialmente Reinaldo Rueda como mais novo treinador do time, o presidente Eduardo Bandeira de Mello participou da entrevista coletiva que ocorreu na Sala de Imprensa Victorino Chermont, no Ninho do Urubu. As primeiras palavras da entrevista foram ditas pelo mandatário, que falou sobre as credenciais de Rueda em sua chegada ao Rubro-Negro
“É um treinador que dispensa apresentações. É o atual campeão da Libertadores da América, com duas Copas do Mundo na bagagem. Vencedor por onde passou. Tem uma experiência muito grande, inclusive com ligações na Europa. É um treinador que acredito que esteja à altura daquilo que o Flamengo pretende para o seu futuro, no desenvolvimento de tudo que estamos fazendo para colocar o Flamengo no topo, que é onde sua torcida merece”, elogiou.

 

por Jota Carvalho

error: Conteúdo protegido !!