Câmara inaugura bicicletário durante edição do projeto “Educar é Lei”

Legislativo iguaçuano e escola juntos por uma melhor mobilidade urbana lembram o Dia Nacional do Ciclista

A Câmara Municipal de Nova Iguaçu inaugurou ontem (17) seu bicicletário, como parte da programação do projeto “A Escola no Legislativo Iguaçuano: Educar é Lei”. Os participantes da 2ª edição do Educar deste ano, cujo tema foi o ciclismo, foram os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Francisco Assumpção. “Nossa gestão deu nova roupagem a este projeto. Não só trazemos os estudantes, das redes públicas e privadas, para o ambiente do Poder Legislativo, como aproveitamos a oportunidade para apresentar e discutir um assunto de interesse da população. Como no dia 19 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Ciclista, o momento é mais que oportuno para falar sobre mobilidade urbana, estimulando a construção de ciclovias e o uso da bicicleta como meio de transporte”, explicou o presidente da Câmara, vereador Juninho do Pneu.
Acompanhados do professor de Matemática Juliano Moura e do inspetor Marcos Alexandre, os alunos, com faixa etária entre 15 e 19 anos, participaram de uma palestra que tratou sobre diversos temas: função dos Poderes, história de Nova Iguaçu, o papel dos vereadores, entre outros. Em seguida, eles viveram sua manhã de vereadores, com eleição da Mesa Diretora e demais parlamentares, discutiram e votaram o projeto de lei que “Dispõe sobre a criação do Sistema Cicloviário na Cidade de Nova Iguaçu e dá providências”. A ‘estudante-presidenta’, Isabela Paz, de 15 anos, que deseja se formar em Educação Física, se disse fascinada pelo projeto. “Estou amando ser vereadora. Quero isso para a minha vida também”, disse, animada. A vice-presidente, Tatiane Alves, 18, eleita para falar em nome da turma, se mostrou surpresa com o projeto. “Pensei que ia ser um pouco chato isso aqui, mas me enganei. Muito legal conversar e entender como funciona a política e qual o trabalho que os vereadores realizam”.
Professor Juliano vai incentivar os professores do Colégio, que fica no bairro Ponto Chic, a trabalharem o assunto em sala de aula. “Vou conversar com os colegas das disciplinas de Sociologia, Filosofia e História para que reproduzam no ambiente escolar a mesma coisa que nossos estudantes vivenciaram aqui. Parabenizo a Câmara pela iniciativa. Nota dez”.
Cada participante recebeu um kit contendo mochila, camiseta, bloco, caneta, dicionário, um livro sobre a história de Nova Iguaçu, da autora Lúcia Fidalgo, diploma, uma foto comemorativa do evento e um lanche. Estiveram presentes os vereadores, além do presidente Juninho do Pneu, Fabinho Maringá, Alcemir Gomes, Renata da Telemensagem, Fernandinho Moquetá e Maurício Morais.
“A Escola no Legislativo Iguaçuano” acontece uma vez por mês. Agendamentos podem ser feitos com a diretora-adjunta Daniele Lage, pelo telefone 2667-4124. A Câmara disponibiliza o transporte para buscar e levar os alunos na unidade escolar.

error: Conteúdo protegido !!